Honda XL 1000V Varadero chega em nova cor

Honda XL 1000V Varadero chega em nova cor

Honda XL 1000V Varadero chega em nova cor

Representante da categoria “max trail”, motocicleta reúne atributos como conforto, versatilidade e alta tecnologia

Já está disponível na rede de concessionárias habilitadas para importadas o modelo 2009 da XL 1000V Varadero na nova cor amarela, que substitui a laranja, e na opção preta, que foi mantida. Grafismos modernos, que ressaltam a robustez e imponência da motocicleta, completam seu visual.

O público brasileiro teve acesso à XL 1000V Varadero pela primeira vez em agosto de 2007, quando começou sua importação da Espanha. Desde então, o modelo conquistou fãs. Isto porque reúne características como conforto e versatilidade, aliadas a um design moderno, tecnologia de ponta e um potente motor derivado de motos esportivas.

Uma motocicleta imponente – Uma das principais características da XL 1000V Varadero é o seu visual imponente. O pára-brisa contribui para o conforto e prazer na pilotagem, uma vez que proporciona comodidade e maior proteção contra o vento para pilotos de várias estaturas. O equipamento pode ser ajustável em duas posições, com variação de 40 mm na altura.

A comodidade, tanto para o piloto quanto para o garupa, é ampliada pelo assento com formato mais largo e que oferece melhor encaixe das pernas junto ao tanque. O tecido texturizado melhora a aderência e impede, por exemplo, que o garupa escorregue para frente. Larga também é a pedaleira do passageiro, que resulta em melhor apoio para os pés e conforto para encarar longas viagens.

O painel de instrumentos conta com velocímetro e conta-giros eletrônicos com mostradores analógicos, além de um display digital formado por hodômetro total, parcial A e B, marcador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e relógio digital. Outro atrativo é a função capaz de mostrar quanto é possível percorrer até o próximo reabastecimento. Essa informação é calculada com base no combustível disponível (reserva) e no seu consumo, sendo verificado a cada instante. A motocicleta também tem luzes-espia (neutro, reserva, ABS, injeção eletrônica e óleo do motor).

Um porta-objetos localizado na parte superior direita da carenagem é ideal para guardar documentos e volumes pequenos. O compartimento é protegido com chave, aumentando a segurança.

O conjunto traseiro se destaca pelo desenho moderno, a começar pelo seu amplo bagageiro integrado à alça do garupa e à rabeta. As setas e a lanterna de freio formam um conjunto único e as ponteiras do escapamento são de aço inox, o que confere qualidade e tecnologia.

Motor potente e de elevado torque
O grande atrativo dessa motocicleta é o motor DOHC (Double Over Head Camshaft), de 996 cm3, arrefecido a líquido, bicilíndrico em “V” com inclinação de 90º entre os cilindros. Tem elevado torque (9,9 kgf.m a 6.000 rpm), assegurando ótima dirigibilidade e agilidade. Oferece também potência elevada (93,8 cv a 7.500 rpm) para a pilotagem tanto no uso urbano quanto no uso estradeiro.

O modelo possui sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que proporciona respostas rápidas ao comando do acelerador. Também dispõe de um sistema responsável por verificar o funcionamento do motor, por meio de sensores que controlam o fluxo de ar e minimizam a emissão de gases. Com isso, a Varadero está em conformidade com o Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

O chassi do tipo pivot-less (diamond) é robusto e resistente às torções. As suspensões ganham destaque no conjunto graças à sua geometria, que favorece a estabilidade direcional na pilotagem em estradas. Na traseira, a suspensão Pro-link tem curso de 145 mm e tem possibilidade de 40 ajustes na pré-carga da mola. Já na dianteira, a suspensão é do tipo garfo telescópico de 175 mm de curso.

A aderência e a estabilidade da motocicleta são asseguradas pelos pneus (110/80 na frente e 150/70 na traseira) sem câmara e pelas rodas de liga leve de três pontas (aro 19” na dianteira e 17″ na traseira).

Alta tecnologia e segurança
A alta tecnologia Honda foi aplicada no avançado sistema de freios ABS (Anti-lock Brake System) com DCBS (Dual Combined Brake System). Enquanto o sistema ABS é responsável por evitar o travamento dos freios e oferecer frenagens seguras em qualquer condição de piso, o DCBS controla e distribui a frenagem entre a roda dianteira e a traseira. O freio dianteiro possui discos duplos de 296 mm de diâmetro e pinça com três pistões. Já o traseiro tem disco simples, com 256 mm de diâmetro.

O modelo conta ainda com o sistema H.I.S.S (Honda Ignition Security System), que faz a identificação por meio de chip eletrônico localizado na ignição. Somente a chave original tem capacidade para acionar o motor.

A XL 1000V Varadero já está disponível nas 80 concessionárias Honda habilitadas para a comercialização de motocicletas importadas. Seu preço público sugerido é de US$ 28.064,00 (ou R$ 56.717,34 ao câmbio de US$ 1 = R$ 2,021). O valor tem como base o Estado de São Paulo e não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.