Publicidade

Horário de verão - região atendida pela CPFL Paulista economizou 76.586 MWH

Hor rio de VerÆo termina … meia noite deste s bado, dia 16 de fevereiro/2008

Termina neste s bado, dia 16 de fevereiro de 2008, a 34¦ edi‡Æo do Hor rio de VerÆo. Os rel¢gios devem ser atrasados em uma hora … meia noite de s bado. Essa edi‡Æo do Hor rio de VerÆo, versÆo 2007/2008, teve in¡cio dia 14 de outubro de 2007, com dura‡Æo de 126 dias. A aplica‡Æo do Hor rio de VerÆo nesse per¡odo permitiu um melhor aproveitamento da luz natural, em fun‡Æo da defasagem em rela‡Æo ao hor rio normal, j  que os dias ficaram mais longos.

Com o hor rio de verÆo, al‚m do melhor aproveitamento da luz natural, h  uma queda na demanda m xima do sistema el‚trico pelo deslocamento da curva de carga para fora do hor rio de pico habitual, entre 18 e 21 horas. Esse efeito alivia o carregamento dos sistemas de transmissÆo e distribui‡Æo de eletricidade, principalmente nas regiäes Sul e Sudeste, onde o consumo de energia ‚ mais intenso.

Publicidade

Na regiÆo atendida pela distribuidora de energia el‚trica CPFL Paulista, foi contabilizada uma redu‡Æo da ordem de 1% no consumo de eletricidade e de 1,4% na demanda no hor rio de ponta, para o per¡odo de outubro a fevereiro, em fun‡Æo do Hor rio de VerÆo. A economia de consumo de eletricidade nas 234 cidades do interior paulista atendidas pela CPFL Paulista atingiu 76.587 MWh, o suficiente para atender uma cidade do porte de Campinas, com 1,1 milhÆo de habitantes, por 11 dias. Com esse mesmo volume de energia el‚trica, seria poss¡vel abastecer RibeirÆo Preto por 21 dias, ou SÆo Jos‚ do Rio Preto por 37 dias, ou ainda Bauru durante 41 dias.