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Gostaria de tirar uma duvida com o piloto Leandro Mello.Tenho uma hornet 2009, comprei zero, porém eu achava que a moto andava mais, porém a moto tem limitador de giro, ela corta a injeção com 11000 giros no máximo, entrei em contato com a assistência técnica e me passaram que isso é normal. Andei na fazer 600 e na Kawa Z750, as duas andam muito mais que a hornet (incomparável), no teste que você fez hornet X Z750 a hornet tinha limitador. To quase vendendo a moto porque acho fraca (é perfeita na curva, a ciclistica é perfeita, agora limitador não da né). Daniel, 28, Osasco, SP

R: Daniel, as respostas desse canal são feitas por mim. Mas veja só, isso é normal mesmo e quase todas as motos, principalmente as injetadas, têm limitadores de giro para manter o motor funcionando num só conjunto. Há acessórios que você pode colocar que tiram essa limitação e dão outras vantagens, mas o preço que você paga é uma sobrevida menor do motor.
O Power commander é o mais usado e com ele você pode programar várias alterações no mapeamento da injeção e avanço da ignição. Associando um bom escapamento esportivo e uma adequação do filtro / caixa de ar você vai dar uma vida nova, porém mais curta à sua Hornet.
Boa sorte e pilote com segurança e bem equipado, pois não adianta ter razão no trânsito quando você ganha uma lesão. Ande forte sim, teste seus limites e os da moto mas curta a adrenalina em local e em condições adequadas. Abraços.
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Não é critica e nem sugestões, é duvidas, quero saber como a maneira correta da posição dos retrovisores. desde já meus agradecimentos. jose, 30, Minas Gerais.

R: José, os espelhos da sua moto, se forem de boa qualidade (os melhores são convexos)devem lhe dar uma visão ampla, limitada horizontalmente pelo seu ombro e o limite externo desse ângulo de visão.
Em termos de altura eles devem permitir a visão do horizonte na parte alta do espelho, com um pouco de reserva para quando você estiver em declives, ainda poder ver a uma distância que possa reconhecer veículos se aproximando.
Na região mais próxima de você, na parte de baixo do retrovisor, procure uma visão em que você possa reconhecer um objeto bem próximo de sua traseira pois você vai querer escapar de um veículo que se aproxima muito rápido.
Procure um espelho que resista a imagem sob vibração, às vezes isso atrapalha muito. Abraços


Oi Bitenca. Gostaria de saber os motivos que levaram a Honda a não colocar injeção eletrônica na NX4 Falcon 400cc. Com a tecnologia hoje existente, será mesmo que é impossivel ou é impraticavel no quesito custos? Com a consagrada qualidade dessa moto, seria um projeto interessante; já imaginou? Falcon injetada!!! Obrigado! Luis, 36, Rio Grande, RS

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R: Luis, um motor para ser injetado deve ser projetado a partir de uma folha limpa de papel. Quero dizer, que esse motor utilizado na Falcon é uma evolução de um projeto dos anos 80, inicialmente colocado nas XL 250 R, com cabeçote RFVC.
Nos motores modernos, toda angulação de abertura e fechamento de válvulas, tempos de injeção e ignição são otimizados e então também as situações do comportamento do motor, curva de potência nas várias rotações podem ser ideais, ao contrário de um motor de concepção antiga, para carburação e ignição menos evoluídas, que recebe no seu projeto, parâmetros mais genéricos para garantir uma resposta satisfatória nas variadas condições.
Não há como se obter essa condição ideal de combustão na gama de condições de carga e rotação num motor carburado, mas num injetado se consegue essa condição quase ideal de combustão completa, reduzindo emissões e aumentando a eficiência do motor a um patamar antes impossível com o antigo sistema.
Por isso os motores são concebidos em um projeto completo para um sistema de alimentação, distribuição e ignição muito mais integrados por serem administrados eletronicamente, assim funcionam melhor e o fabricante realiza seus objetivos ambientais e econômicos com mais facilidade.
Se você reparar, as pequenas 150 injetadas foram completamente redesenhadas para receber o sistema novo, na Falcon isso seria impossível, ainda mais sem um sistema de arrefecimento líquido, pois nessa cilindrada a troca de calor deve ser mais intensa para manter a estabilidade da temperatura de trabalho. Abraços