HP Gearship Assistant BMW- “Quase” automática

HP Gearship Assistant BMW- “Quase” automática

HP Gearship Assistant BMW- “Quase” automática

Com o sistema Gearshift Assistant da BMW, instalado nos novos modelos K 1300 S e K 1300 R, o piloto não precisa acionar a embreagem para subir as marchas

O sonho de muitos pilotos é trocar as marchas de sua moto sem acionar o manete da embreagem, muito menos aliviar o acelerador. Assim, o motociclista terá mais segurança, já que não precisará tirar os dedos da manopla. Pensando nisso, a BWM criou o Gearshift Assistant – traduzindo: Assistente de Mudança de Marcha, que equipa os recém-lançados modelos K 1300 S e K 1300 R. Com o inédito sistema, o piloto será capaz de subir a marcha sem acionar a embreagem e sem desacelerar, isto é, sem a interrupção da potência e tração. No popular: é quase uma moto automática.

Na prática, o Gearshift Assistant atua da seguinte forma. Quando o piloto aciona a alavanca de câmbio para subir a marcha um sensor (mola) envia um sinal para a central de gerenciamento eletrônico do motor (BMS-K) avisando que haverá a troca. O BMS-K corta a injeção de combustível e a ignição em três décimos de segundo. “Neste momento haverá um alívio na carga da caixa de câmbio (transmissão) e, assim, a marcha é engatada, sem trancos”, conta Marco Truzzi, consultor técnico da BMW Motorrad do Brasil, ressaltando que a redução de marchas deve ser feita da forma tradicional. Ou seja, com o auxílio da embreagem.

HP Gearship Assistant BMW- “Quase” automáticaEm comparação com a antiga linha K, a K 1300 S e a K 1300 R apresentam pedais de câmbio e de freio reposicionados, mais altos, oferecendo maior ergonomia. Há também um novo mancal anti-fricção na alavanca de câmbio, que garante uma troca de marchas ainda mais precisa e rápida, particularmente quando o piloto escolhe um estilo de condução mais esportivo.

Porém, segundo o responsável pela área técnica da BMW, o Assistente de Mudança de Marcha pode ser utilizado tanto em uma pilotagem mais racing, como também em uma condução mais tranqüila. “Em uma viagem, por exemplo, com garupa e bagagem, o piloto terá uma maior tranqüilidade, conforto e segurança para subir as marchas, sem engasgos ou trancos”, conta Marco Truzzi.

Apresentado em 2007, o Assistente de Mudança de Marcha HP foi instalado primeiramente em uma R 1200 S HP2, equipada com motor de motor Boxer. A boa notícia é que todas as motos BMW K 1300 S e K 1300 R que desembarcam no País estão equipadas com o Gearshift Assistant.