Publicidade

HUD e navegação juntos

O sistema HUD, Head-up Display, literalmente mostra de cabeça levantada, que projeta informações no para-brisa, apareceu em carros de luxo americanos no fim da década de 80 do século passado. Há poucos anos, começou também a ser mostrado no capacete de motociclistas, igualmente naquele país.

É um equipamento extraordinário do ponto de vista de segurança e de conforto, já que o motorista não tem de desviar sua atenção da estrada para receber informações tão importantes como velocidade, quanto ainda lhe resta de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e pressão de óleo do motor – a velocidade mostrada permanentemente e as outras apenas quando se tornem dignas de aviso, antes de se tornarem um problema.

Agora, a Springteq de Taiwan, China, lança o navegador WeGo HUD, o primeiro produto a integrar GPS e projeção de mostradores do painel em um só produto. Todas as informações de navegação são também projetadas no para-brisa quando o motorista assim o pede, gerando uma leitura virtual cerca de um metro à frente dos olhos do motorista.

Publicidade

O WeGo permite também ao motorista operar o aparelho sem tirar suas mãos do volante, graças ao controle remoto sem fio baseado em rádio freqüência, preso ao volante. A unidade de projeção é compacta, montada no painel de instrumentos e projeta uma imagem virtual de 11,5 cm de tamanho, com resolução de 400 x 240 pixels, brilho de 13.000 cd/m² e razão de contraste de 500:1, que a companhia garante ser suficiente mesmo sob condições de luz solar direta. Um sensor ótico ajusta automaticamente o brilho baseado na luz ambiente, e a tecnologia de imagem refletiva dispensa necessidade de ajuste de foco.

O projetor do WeGo recebe energia através de um cabo plugado no acendedor de cigarros, tem cobertura dissipadora de calor para poder ser utilizado nas condições de máximo calor do verão e de máximo frio do inverno. Ele usa Windows CE com 2 GB de memória flash, expansível com cartões de memória SD/SDHC.

A Springteq oferece um mini WeGo com especificações semelhantes, mas com imagem virtual de 9 cm, resolução de 320 x 240, 10.000 cd/m² de brilho e a mesma razão de contraste.

A empresa taiuanesa está em negócios com firmas estrangeiras para colocar o WeGo em vários mercados, definir preços e fornecê-lo a partir do quarto trimestre.

Publicidade

José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.