Husqvarna SMQ, diferente de tudo

Husqvarna SMQ, diferente de tudo

Husqvarna SMQ, diferente de tudo

A Husqvarna SMQ, moto-conceito da marca apresentada em Milão, Itália, exibe design diferenciado e polêmico

As motos-conceito sempre têm seu espaço em salões de motocicletas ou em exposições pelo mundo afora. Não foi diferente durante a 66º edição do Salão de Milão – EICMA 2008 – realizada no início de novembro na Itália. A Husqvarna não titubeou e também expôs sua show-bike. Batizada de SMQ, a moto-conceito chamou muita atenção da imprensa e do público, por ser uma moto que desperta a curiosidade e exibe um design que dividirá opiniões. Conforme a própria marca, o objetivo de apresentar a SMQ é o de construir um novo tipo de motocicleta unindo prazer, diversão e facilidade na pilotagem, aliados ao baixo peso e a uma ótima maneabilidade.

Com estilo minimalista, a SMQ tem como palavra-chave a simplicidade e funcionalidade, além adotar um mix de tendências em seus componentes. Olhando pela primeira vez, algumas pessoas podem achar que se trata de uma moto de estilo trail. O banco fino e de baixa altura em relação ao solo contribui para baixar o centro de gravidade e facilitar a pilotagem, assim como o estreito tanque de combustível. As belas rodas douradas calçadas em pneus largos e esportivos remetem as supermotards. Já os generosos discos de freios dianteiros, no melhor estilo “margarida”, são largamente utilizados nas esportivas atuais.

Husqvarna SMQ, diferente de tudoExcêntrica
Um dos detalhes inusitados nessa Husqvarna é como o pára-lama traseiro e o escapamento são fixados. Uma barra de metal presa na parte inferior da rabeta serve para fixar a ponteira do escapamento e o pára-lama traseiro. O resultado disso é, no mínimo, excêntrico.
Continuando a excentricidade, a carenagem que abriga o farol traz também o radiador embutido! Para completar, suas mangueiras que chegam ao motor estão pintadas da mesma cor do quadro em treliça, onde os mais desatentos irão pensar que se trata de um chassi mais reforçado.
Para completar a mistura de estilos a unidade motriz que equipa essa Husqvarna conceito provém da BMW G 450X, trail de média cilindrada recém lançada no Brasil. O diferencial é que o pinhão está no mesmo eixo da balança traseira. Será que esse devaneio se torna realidade?