Hyosung, escape, fios, capacete, Fazer etc

Hyosung, escape, fios, capacete, Fazer etc

Hyosung, escape, fios, capacete, Fazer etc

Caro GTS, duas perguntas relacionadas … HYOSUNG Comet 250. 1-Vocˆ tinha me dito que a rela‡Æo da Comet ‚ muito longa, se eu encurtar um dente do pinhÆo ganho um pouco mais de torque? O que pode acontecer? 2-As velas XPTO modelo Ir¡dium citadas pelo Paulo Couto na coluna Aventuras e desventuras com uma Drag Star realmente ajudam na performance da moto, no caso a Comet? Abra‡o!
Eder – SÆo Paulo – SP
1) Sim, ‚ poss¡vel que um pinhÆo com apenas um dente a menos deixe a moto muito mais esperta sem comprometer muito a velocidade. 2) Quanto … vela, precisa perguntar direto pro PC porque eu nÆo conhe‡o.

Escape
Tite,tenho uma Magna VF750C da Honda (c  pra n¢s, uma excelente custom). Sinto falta de informa‡äes e mat‚rias sobre ela na Internet, pois chega a ser uma moto desconhecida. Mas vamos ao assunto: Troquei os escapamentos dela pelos ditos “esportivos” da X. Ap¢s a coloca‡Æo dos escapes e novas juntas, e os devidos ajustes na carbura‡Æo, quando utilizo o freio motor reduzindo, o escape d  uns estouros. Segundo o mecƒnico que realizou o servi‡o, isto se deve a entrada de ar frio dentro do escape, e ‚ imposs¡vel de corrigir por causa da grande embocadura das sa¡das dos escapamentos. O som dos escapamentos quando acelero ficou ¢timo, mas quando reduzo fica lastim vel. Entrei em contato com o fabricante do escape e fui informado que nunca foi identificada esta “anomalia” no produto. A informa‡Æo do mecƒnico tem fundamento? Existe alguma solu‡Æo para manter os escapamentos sem os estouros?
Edmar – Santos / SP
De fato, ‚ uma grande moto. O mecƒnico tem razÆo quanto a ser normal, mas nÆo pelo motivo. Nada a ver com ar frio, isso ‚ bobagem. Estes estouros sÆo sinais de que a mistura est  rica demais. SÆo provocados em qualquer motor que nÆo consegue queimar toda a mistura e parte dela ‚ expelida “crua” e quando encontra o calor da curva do escape provoca a detona‡Æo. Quando vc usa o escape original o intricado sistema de galerias internas reduz o efeito a quase zero. Se vc arranca fora e mete um tubo oco ‚ ¢bvio que os estouros serÆo altos e pentelhos. J  o fabricante ‚ outro que merece o prˆmio Pin¢quio, porque isso nÆo tem nada de an“malo, ‚ resultado de um escape sem recheio. Para acabar com isso ‚ s¢ recolocar o escape original.

Fios
Tio Tite, minha Fazer teve uma pane el‚trica com quase 12.000km. Houve contato entre os fios do chicote el‚trico e uma pe‡a de metal do miolo da chave, embaixo do painel. S¢ nÆo apagou o motor. A concession ria botou banca mas nÆo cobrou o conserto. Eu acho que os fios foram cortando na pe‡a de metal ao longo desses 9 meses de uso mas eu fiquei com d£vida, ser  que tentaram roubar minha moto mexendo nesses fios? Aparentemente, eu nÆo percebi nada at‚ o in¡cio da pane.
Carlos – Banabui£, Ce
P“, Banabuiuiuiensis, nÆo d  pra saber olhando daqui! S¢ vendo mais de perto.

Capacete
Sou habilitado e utilizo moto desde 1978 e nÆo suporto o uso de capacete, uso por ser obrigat¢rio. Gostaria de saber se h  na lei brasileira alguma brecha onde eu possa obter autoriza‡Æo para conduzir minha motocicleta sem o uso do mesmo. J  fui abordado diversas vezes pela PM (Rotam, GIRO) onde ap¢s passar por diversos constrangimentos (ainda de capacete), ‚ que se pode tir -lo e ter uma identifica‡Æo a contento, somos marginalizados por nao ser poss¡vel a identifica‡Æo com o uso do maldito CAPACETE.
Wagner – Trindade – Go
Na lei nÆo tem brecha, mas pode aparecer uma na cabe‡a se bater o cuco sem o capacete. Esse jeito meigo de ser da poli‡a independe de vc estar ou nÆo de capacete.

Fazer
Tite, tenho uma fazerzinha e uma d£vida quanto a regulagem da pr‚-carga da mola da suspensÆo traseira: para ela ficar mais confort vel para minha garupa e eu, levando em conta que ando em asfalto (bom e ruim), devo aumentar ou diminuir a pr‚-carga? E porquˆ? E conta mais uma parte da lenda urbana da Apostila Speedmaster!
C ssio – Porto Alegre, RS
Pra rodar com garupa vc precisa aumentar a carga, para compensar o afundamento da suspensÆo pelo aumento do peso. A Apostila SpeedMaster t  quase pronta e dever  ter uma cruz de CG encartada de brinde!

Qual
Tite, pretendo comprar uma scooter para minha esposa pois ela nÆo gosta de moto com marcha. Olhei a Future 125(R$ 7.488), a Burgman 125(R$ 6.280) e a Neo 115 (7.200). Fiquei meio balan‡ado pela Burgman, pois a Suzuki j  tem experiˆncia com a 400 cil, mas nÆo gostei tamanho do pneu (10 pol), o farol nÆo me parece iluminar bem … noite e nÆo cabe um capacete fechado. A Neo tem rodas apropriadas para enfrentar a buraqueira e amortecedores maiores. Qual seria sua escolha?
Fl vio – Itabuna Ba
Òita Itabuna, terra boa! Pois eu testei seis scooter pra Duas Rodas. Minha d£vida ‚ justamente entre a Neo e a Burgman. Como j  levei dois capotes monstruosos com minha velha Address 100 de rodinhas 10 polegadas, estou escaldado. Mas a Neo tem um problema s‚rio de freio dianteiro que j  mandou muita gente beijar o asfalto.  muito freio para um pneu tÆo fino. Eu prefiro a Biz 125, mas se vc esperar vem a¡ uma Neo 135 que parece ser bem legal!

Consumo
eu possuo uma strada 97 (a mesma com os pneus remold ainda por falta de grana) fiz uma viagem de 130 km e mandei encher o tanque com gasolina ateh a boca. ao chegar no meu destino. mandei encher de novo e para minha surpresa soh gastei 2 L de combustivel. e olhe q a estrada eh cheia de altos e baixos. e eu tenho 193 e peso 87 kg.eh assim mesmo q se mede o consumo da moto ou teria outra maneira? ps fui na media de 120 km p/h e dizem q a strada eh beberrona..
fabio – presidente prudente, sp
Com certeza vc fez alguma coisa errada nessa medi‡Æo!

Neo 135
Como a Yamaha j  tem a XTZ 125 e a XTZ 660 ‚ mais prov vel que seja mesmo a XTZ 250 e a Sundown ficar  sozinha no segmento supermotard. Este trecho da nova reportagem tah correto? NÆo ‚ mais XT 660? Ah, todo mundo aki na yamaha jah confirmou s neo 135. Parece que ela vem ateh com porta-luvas e uma distƒncia entre-eixos maior. Tomara que venha com rodas maiores tbm, aro 17 ao inv‚s dos 16.
Rodrigo – Santar‚m, PA

Ave
Tenho uma Yes que acabou de fazer a revisÆo dos 1000. Quando deixei na revisÆo, comentei com o mecƒnico-chefe sobre a descoberta do JoÆo Duarte sobre afastar um pouco o tubo condutor (*coletor de admissÆo) de ar entre o filtro de ar e o carburador! Mostrei o site pr  ele e ele fez essa altera‡Æo na minha moto e tamb‚m na Yes da concession ria. Ainda nÆo deu pr  fazer a m‚dia de consumo da minha mas, incrivelmente, ela melhorou nas subidas, ganhou mais f“lego e ficou mais esperta. Ave Tite, Ave JoÆo!!
Newton – Cuiaba, Mt

Tinta
oi, por favor tenho uma ybr e quero pintar o motor dele de preto, por‚m me falaram que mesmo pintando com tinta resistente a altas temperaturas ela ir  largar. qual a tinta recomendada?
Dener – SÆo Bento – pb
NÆo fa‡o a menor id‚ia, mas algu‚m vai ler e mandar o link.