Publicidade

Dezoito veleiros largam amanhÆ, …s 12h30, em frente do pier 2, da Praia de Camburi, em Vit¢ria, para a quinta edi‡Æo da Eldorado-Brasilis, a maior regata de vela oceƒnica do Brasil.

Dos vinte veleiros inscritos, dois barcos desistiram da prova: o “Namaste 1”, que teve problemas com pe‡as quebradas e o “Votu”, que nÆo havia atracado no Iate Clube de Vit¢ria nesta sexta-feira. A flotilha seguir  para a Ilha de Trindade, o ponto mais distante da costa brasileira (1.168 quil“metros), retornando a Vit¢ria – sÆo 1.260 milhas n uticas de prova, cerca de 2.336 quil“metros. A viagem dever  durar cerca de dez dias.

As embarca‡äes estarÆo competindo nas classes IMS, RGS, Multicasco e Bico de Proa. A novidade deste ano ‚ a classe F¢rmula Eldorado, na qual dois barcos rigorosamente iguais, de alum¡nio e 42 p‚s, competem entre si: o “Vininautos Nanuk” e “Vininautos Planckton”, ambos constru¡dos pelo belga Thierry Stump, respons vel tamb‚m pela constru‡Æo do Paratii 2, de Amyr Klink e, pelo menos, outros 70 barcos. Outra atra‡Æo da regata ‚ a participa‡Æo do catamarÆ “Supernova”, de 54 p‚s, a motor e de alum¡nio, do engenheiro Oscar Mller, que substituir  o rebocador “Tridente” da Marinha do Brasil.

Na v‚spera da largada, os tripulantes aproveitaram o dia para cuidar dos £ltimos ajustes dos barcos, no Iate Clube de Vit¢ria. “O barco est  pronto, s¢ estÆo faltando os ajustes finos das velas”, disse N dia Megonn, capitÆ do barco “Vininautos Nanuk”. N dia foi a terceira colocada na £ltima edi‡Æo, com o “Daslu/Telecom Portugal”, uma tripula‡Æo s¢ de mulheres. E est  entusiasmada com a nova disputa. “O nosso barco ‚ perfeito para esse tipo de travessia e est  muito veloz. Mas nÆo d  para pensar em vencer a regata, porque o barco saiu do estaleiro em outubro e ainda nÆo o conhecemos muito bem.

Publicidade

Nossa maior objetivo ‚ vencer o barco vizinho (Vininautos Planckton)”, disse N dia. Na classifica‡Æo geral, N dia espera chegar entre os cinco primeiros.”

A quinta edi‡Æo da Eldorado-Brasilis, com patroc¡nio de Cenoura e Bronze e Petrobr s Distribuidora, ‚ uma realiza‡Æo da R dio Eldorado.