Publicidade

Dono de 102 t¡tulos na carreira, incluindo seis Campeonatos Mundiais e duas medalhas ol¡mpicas (ouro em Atlanta/96 e prata em Sydney/2000), o velejador Robert Scheidt pode ser novamente campeÆo nesta sexta-feira.

Com seis vit¢rias nas seis regatas disputadas no Iate Clube de Arma‡Æo dos B£zios pela 30¦ edi‡Æo do Campeonato Brasileiro da classe Laser, Robert conquista o t¡tulo se voltar a vencer as duas provas do dia. CampeÆo brasileiro em 1992, 94, 95, 98, 99, 2000, 01, 02 e 03, Scheidt lidera a competi‡Æo deste ano com apenas cinco pontos perdidos (com um descarte).

“A vantagem ‚ boa, mas um campeonato nunca est  definido enquanto os advers rios ainda tˆm chances de me ultrapassar na classifica‡Æo”, afirmou o iatista, de 30 anos, patrocinado pelo Banco do Brasil, Bingo Augusta, Varig e Volvo Car Brasil e integrante da Equipe Petrobras de Vela.

Atual segundo colocado do ranking da Federa‡Æo Internacional de Vela (ISAF), Robert Scheidt tem no Campeonato Brasileiro a chance de nova revanche contra o atual campeÆo do mundo, o portuguˆs Gustavo Lima, 9§ do ranking. Depois de perder o hepta no Mundial de Cadiz 2003 por apenas um ponto de diferen‡a para Gustavo, Scheidt venceu o portuguˆs em janeiro, quando conquistou o tetra do Campeonato Sudeste Brasileiro, tamb‚m disputado em B£zios.

Publicidade

No Campeonato Brasileiro, Lima ocupa apenas a quarta coloca‡Æo, com 21 pontos perdidos. “Acho que ele nÆo est  escondendo o jogo, nÆo. Acredito que o Gustavo ainda nÆo encontrou a melhor forma de velejar na raia de B£zios”, comentou Robert, eleito pelo Comitˆ Ol¡mpico Brasileiro (COB) o melhor iatista do Brasil em 2003.

Atr s de Scheidt na classifica‡Æo do Brasileiro est  o esloveno Vasilij Zbogar (7§ do ranking e atual campeÆo europeu de Laser), com 16 pontos perdidos, e em terceiro aparece o espanhol Lu¡s Martinez Doreste (19§ do ranking e quarto no Mundial de Cadiz), com 17. Depois de Gustavo Lima aparece o croata Mate Arapov (14§ do ranking e vice-campeÆo europeu), com 23 pontos perdidos.

“SÆo todos fortes advers rios, o que nÆo deixa d£vidas quanto ao n¡vel da competi‡Æo. O Zbogar est  fazendo um grande campeonato, e ‚ com quem mais tenho de me preocupar no momento”, disse Scheidt.

Depois da pausa desta quinta-feira, dia reservado para descanso, o Brasileiro de Laser prossegue a partir do meio-dia desta sexta, com a realiza‡Æo de mais duas regatas. As duas £ltimas provas do campeonato estÆo programadas para s bado, e cada velejador ter  direito a mais um descarte caso pelo menos trˆs das quatro regatas restantes sejam disputadas.

Publicidade

Mais informa‡äes no link abaixo.