Publicidade

O velejador BetÆo Pandiani vai participar da Rota do A‡o Regata de Vela Oceƒnica, que ser  disputada de 6 a 14 de mar‡o entre Vit¢ria, no Esp¡rito Santo e SÆo Francisco do Sul, em Santa Catarina.

Numa competi‡Æo reservada para veleiros de medida igual ou superior a 30 p‚s, BetÆo aproveitar  a regata como treinamento, j  que velejar  um Hobie Cat de 18 p‚s e nÆo pode se inscrever oficialmente na competi‡Æo. Ele apenas contar  com o apoio da estrutura da prova.

Aventureiro experiente, Pandiani ter  a companhia de F bio Tozzi na disputa da etapa entre Vit¢ria e Rio de Janeiro, numa distƒncia de 260 milhas n uticas (cerca de 481,5 quil“metros). Ele vai usar o trecho como treinamento para o desafio de velejar mil milhas n uticas (1.852 quil“metros) entre Nova York e Virg¡nia, em maio, nos Estados Unidos. Para o ano que vem, planeja completar a Rota Boreal, entre Nova York e a Groelƒndia, num total de 4.500 mn (8.334 km).

“Vou aproveitar a estrutura da competi‡Æo para poder treinar. J  fiz esse trajeto h  algum tempo, tamb‚m num hobie cat, e completei o percurso em cerca de 30 horas”, lembrou o velejador santista, de 45 anos. “Dependendo dos ventos, vou pular na frente dos grandes veleiros. O hobie cat ‚ muito r pido.”

Publicidade

R pido e tamb‚m pouco confort vel para longas travessias. Afinal, o barco nÆo tem cabine para o descanso. Situa‡Æo que o ex-propriet rio de casas noturnas como Clube B.A.S.E. e Aeroanta j  conhece bem. Tanto que, no ano passado, fez a Travessia do Drake, numa expedi‡Æo de 45 dias a bordo de um hobie cat 21.

A Rota do A‡o, que ter  634 milhas n uticas (1.174 quil“metros), j  tem 54 veleiros inscritos. A competi‡Æo ser  disputada em trˆs etapas, com a primeira marcada para o dia 6 de mar‡o. Al‚m das 260 milhas n uticas entre Vit¢ria e Rio de Janeiro, os veleiros percorrerÆo mais 365 mn do Iate Clube do Rio de Janeiro at‚ o Capri Iate Clube, em SÆo Francisco do Sul. A terceira etapa ter  nove milhas n uticas, ligando o Capri Iate Clube ao centro da cidade, no dia 14 de mar‡o.

Entre os comandantes inscritos, um dos destaques ‚ o bicampeÆo mundial do Soling GastÆo Brun, que ser  o timoneiro de Forr¢.

A Rota do A‡o – Regata de Vela Oceƒnica ‚ uma realiza‡Æo da Arcelor, Companhia Sider£rgica de TubarÆo, Vega do Sul e Norsul, com organiza‡Æo da DS Comunica‡Æo e apoio da Federa‡Æo Brasileira de Vela e Motor (FBVM), da Associa‡Æo Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), da Marinha do Brasil, dos governos do Esp¡rito Santo e Santa Catarina, das prefeituras de Vit¢ria e SÆo Francisco do Sul, do Iate Clube do Esp¡rito Santo, do Iate Clube do Rio de Janeiro e do Capri Iate Clube.

Publicidade

Informa‡äes e inscri‡äes no link abaixo.