Publicidade

A Rota do A‡o- Regata de Vela Oceƒnica, marcada para o per¡odo de 6 a 14 mar‡o entre Vit¢ria no Esp¡rito Santo e SÆo Francisco do Sul em Santa Catarina, foi lan‡ada em Vit¢ria com enorme sucesso.

O evento contou com mais de 200 pessoas e o prest¡gio de pol¡ticos e iatistas de peso no cen rio nacional. Ap¢s oito horas de inscri‡äes abertas, 35 veleiros j  estavam confirmados, superando as expectativas dos organizadores.

Essa agita‡Æo em torno da competi‡Æo aumentou o brilho do lan‡amento programado para a noite de segunda-feira no Hotel Ilha do Boi, em Vit¢ria. O evento contou com os governadores do Esp¡rito Santo, Paulo Hartung, e de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, o prefeito de Vit¢ria em exerc¡cio Ademir Cardoso, o prefeito de SÆo Francisco do Sul, Odilon Ferreira de Oliveira, al‚m de deputados e secret rios municipais dos dois estados envolvidos.

Para o governador Luiz Henrique, a regata vai ressaltar a viabilidade moderna da cabotagem, pois a prova reproduz a rota feita pelas botinas de a‡o fabricadas pela Companhia Sider£rgica de TubarÆo, em Serra/ES, at‚ a ind£stria de transforma‡Æo de a‡o Vega do Sul, em SÆo Francisco do Sul/SC. J  o governador do Esp¡rito Santo lembrou que seu estado j  tem um projeto de cabotagem em pleno funcionamento no norte, junto … Aracruz Celulose.

Publicidade

Os presidentes das quatro empresas patrocinadoras tamb‚m marcaram presen‡a. Jos‚ Armando de Figueiredo Campos, da Companhia Sider£rgica de TubarÆo, Patrick Bardet, da Vega do Sul, Hugo Figueiredo, da Norsul, e G‚rard B‚rnard, da Acelor.

Cinco velejadores de renome internacional estiveram em Vit¢ria: Lars Grael, secret rio de Esportes do Estado de SÆo Paulo, os campeäes ol¡mpicos Marcelo Ferreira e Eduardo Penido, o campeÆo mundial Alan Adler e o campeÆo pan-americano M rio Buckup. Representando o grupo, Lars Grael disse que nunca presenciou um evento de vela que reunisse tantas autoridades e empres rios. A Rota do A‡o – Regata de Vela Oceƒnica ter  634 milhas n uticas (1.174 quil“metros) e ser  dividida em monocasco e multicasco para embarca‡äes com no m¡nimo 30 p‚s.

A Rota do A‡o- Regata de Vela Oceƒnica ‚ uma realiza‡Æo da Arcelor, Companhia Sider£rgica de TubarÆo, Vega do Sul e Norsul, com organiza‡Æo da DS Comunica‡Æo e apoio da Federa‡Æo Brasileira de Vela e Motor, da Associa‡Æo Brasileira de Vela Oceƒnica, da Marinha do Brasil, dos governos do Esp¡rito Santo e Santa Catarina, do Iate Clube do Esp¡rito Santo, do Capri Iate Clube e do Iate Clube do Rio de Janeiro.

Mais informa‡äes no link abaixo.

Publicidade