Publicidade

Com dois dias de prova (2 e 3/8) nas trilhas entre as cidades de Juiz de Fora e Lima Duarte, e pernoite no distrito de Conceição de Ibitipoca, na Zona da Mata de Minas Gerais, será disputado neste final de semana o rali de regularidade mais charmoso do Brasil, o Ibitipoca Off Road 25 Anos – Edição Histórica.

Edição histórica do Ibitipoca Off Road acontece neste final de semana

Edição histórica do Ibitipoca Off Road acontece neste final de semana

Serão 380 motos e 70 carros na trilha, com supervisão das Federações Mineiras de Motociclismo e Automobilismo. Nas motos, a prova reúne os melhores pilotos do estado e do Brasil, decidindo o Estadual de Regularidade e contando pontos para a Copa Estrada Real Off Road, esta de caráter regional. Nos carros, o equilíbrio é a marca registrada dos últimos anos, especialmente entre os Graduados.

Nos bastidores, a principal – e ótima! – notícia é que o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza – IBDN – concedeu o selo “Evento Neutro de Carbono” ao IOR, fruto de parceria com a Vital Engenharia Ambiental. Em resumo: o IBDN apura a quantidade de gás carbônico que o rali lança na atmosfera, e a Vital, de posse deste levantamento, vai compensar com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, na área do Aterro Sanitário de Juiz de Fora. Outra boa novidade envolve a ação que a Faculdade Suprema vai realizar no sábado, dia 2, em Conceição de Ibitipoca, oferecendo alguns serviços médicos gratuitos a todos os participantes do rali e à comunidade da região.

Publicidade

“A expectativa é a melhor possível. A prova mantém a tradição de ser uma das mais técnicas, senão a melhor do País, traz novidades importantes fora da trilha e completa 25 anos, demonstrando que estamos no caminho certo ao organizar um evento que alia a adrenalina da modalidade ao respeito. Respeito às comunidades por onde passa o rali, aos participantes,  às autoridades (civis, militares e ambientais), à imprensa e à opinião pública”, revelam Manoel e Thiago Resende, coordenadores do evento. A equipe técnica da prova reúne ainda Saulo Santana, Anderson Boka Santiago e Wagner de Paula como diretores de prova, de cronometragem e de apuração.

A festa de chegada domingo, dia 3, anuncia várias atrações com entrada franca ao público. Às 14h, começam a chegar os primeiros pilotos de moto. Às 16h, haverá apresentação da Equipe Ipiranga FMX, que reúne os principais pilotos do País no Freestyle Motocross em saltos e manobras espetaculares sobre as motos. Em seguida, show no tom sertanejo universitário de Felipe e Ruan, e, no início da noite, é a vez de  reconhecer e premiar os campeões.