IDEC faz alerta para consumidor escolher melhor plano e telefonia fixa

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) orienta consumidor que utiliza telefone para liga‡äes longas e que tem internet discada a optar pelo Plano Pasoo.

A Telef“nica divulgou, no final de junho, a informa‡Æo de que, nas cidades atendidas pela empresa que j  migraram para minutos, apenas 5% dos consumidores optaram pelo plano Pasoo (Plano Alternativo de Servi‡o de Oferta Obrigat¢ria).

A baixa porcentagem pode demonstrar que o consumidor nÆo est  atento … mudan‡a, que altera a forma de tarifa‡Æo das liga‡äes locais de telefone fixo para telefone fixo.

Com a mudan‡a, a Anatel (Agˆncia Nacional de Telecomunica‡äes) determinou que as companhias de telefone devem oferecer dois planos de servi‡o: o Plano B sico, ideal para quem faz apenas chamadas curtas e o Plano Pasoo, ideal para quem faz chamadas de longa dura‡Æo.

Para escolher, o consumidor deve observar o seu perfil de consumo. Ficando no Plano B sico, as liga‡äes locais que durarem mais de 2,5 minutos podem ficar muito mais caras. J  as liga‡äes locais que durem at‚ 2,5 minutos nÆo sofrerÆo qualquer aumento. Devem optar pelo plano Pasoo os consumidores que utilizam o telefone para chamadas longas e,principalmente, aqueles que tenham acesso discado … internet.

O advogado do Idec, Luiz Fernando Moncau, d  uma orienta‡Æo importante: “O que importa na hora da escolha nÆo ‚ se o consumidor faz muitas ou poucas liga‡äes, mas sim se ele faz liga‡Æo de curta ou longa dura‡Æo”.

O grande problema est  nas contas de telefone, que trazem pouca (ou nenhuma) informa‡Æo sobre o detalhamento do perfil do usu rio, mostrando apenas o total de pulsos consumidos. Sem saber quanto durou cada chamada local feita para telefones fixos, o consumidor nÆo tem os dados necess rios para fazer a melhor escolha. Caso o consumidor tenha d£vidas sobre seu perfil, o Idec recomenda a op‡Æo pelo plano Pasoo, o mais parecido com o plano por pulsos.

Mais controle sobre os gastos – Com a mudan‡a, que busca trazer mais transparˆncia na tarifa‡Æo, o consumidor poder  solicitar gratuitamente … companhia de telefone o detalhamento tamb‚m das chamadas locais. Pelas regras da Anatel, basta uma £nica solicita‡Æo para que todas as contas do consumidor venham totalmente detalhadas.

O Idec recomenda aos consumidores que fa‡am a solicita‡Æo do detalhamento das liga‡äes locais, o que permitir  maior controle dos gastos, a fiscaliza‡Æo de cobran‡as indevidas e um melhor conhecimento do perfil de utiliza‡Æo do servi‡o de telefone. Com a conta detalhada em mÆos, ser  mais f cil para o consumidor escolher o melhor plano de servi‡o e mudar de um plano para outro com mais consciˆncia. A mudan‡a entre os planos ‚ gratuita.