Publicidade
1601

Ilustração da campanha

Iguatu, cidade do interior cearense distante 380 km da capital, Fortaleza, comemora 160 anos de emancipação política e vai enfocar neste período ações de segurança nas ruas da cidade com a campanha, “Cidadão Consciente, Trânsito sem Acidente”.

Apesar de ser uma data festiva com vários tipos de atrações, a maior de todas serão mesmo as focadas na redução dos acidentes de trânsito.

O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, e o seu vice Ednaldo Lavor, apresentaram dia 16 de janeiro a programação oficial da Semana do Município que irá acontecer entre os dias 19 a 26 de janeiro. O evento aconteceu no auditório da CDL de Iguatu que esteve lotado por empresários, representantes de instituições, lideranças políticas e centenas de populares.

Publicidade

Bafômetro e Fiscalização

Em 2012 cerca de 38 pessoas, a maioria na faixa de 20 a 29 anos e sem CNH, morreram em consequência de acidentes de trânsito.

Com a finalidade de salvar vidas e educar a população da cidade para um trânsito mais consciente, a prefeitura de Iguatu vai adquirir bafômetros para utilização pelo DEMUTRAN  visando coibir o hábito de beber e dirigir.

Outra medida adotada será a retirada das mesas que ficam ocupando as vias públicas – fato muito comum na cidade e que segundo as autoridades de trânsito se configuram como uma tragédia anunciada.

Publicidade

O prefeito está ciente do desgaste e da pressão que sofrerá.  “Sei que vou desagradar muita gente, mas a minha opção é pela vida e por fazer o que é certo”, disse Alcântara. Além disso, a Prefeitura, que já possui decibelímetros (aparelhos que medem os ruídos provocados por carros de som e paredões), informou que os mesmos serão utilizados com mais frequência. A medida visa coibir a poluição sonora que vem atormentando o sossego da população.

Está prevista ainda a criação do Comitê de Trânsito de Iguatu, que será formado por segmentos representativos da população com o objetivo de fiscalizar as ações e cobrar novas medidas.

Outro problema enfrentado pelo município é a grande quantidade de atendimentos realizados em razão desses acidentes – 553 atendimentos e cerca de 300 cirurgias em 2012 – sem contar as inúmeras viagens pagas pela PMI onde ambulâncias levam pacientes mais graves para os municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Fortaleza.

A meta é reduzir o número de mortos e inválidos e dar mais paz ao trânsito de Iguatu combatendo o excesso de velocidade, alcoolismo e a imprudência. Essa iniciativa da Prefeitura de Iguatu é uma tentativa de diminuir o número de acidentes que são registrados diariamente nas ruas do município. Em 2012 cerca de 38 pessoas, a maioria na faixa de 20 a 29 anos e sem CNH, morreram em consequência de acidentes de trânsito.

Publicidade

Outro problema enfrentado pelo município é a grande quantidade de atendimentos realizados em razão desses acidentes – 553 atendimentos e cerca de 300 cirurgias em 2012 – sem contar as inúmeras viagens pagas pela Prefeitura de Iguatu onde ambulâncias levam pacientes mais graves para os municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Fortaleza.

Veículo exposto em praça da cidade

Veículo exposto em praça da cidade

A meta é reduzir o número de mortos e inválidos e dar mais paz ao trânsito de Iguatu combatendo o excesso de velocidade, alcoolismo e a imprudência. São várias ações destinadas a educação de trânsito, fiscalização que envolverão melhorias na sinalização e sistema viário, uso de bafômetro por parte do Demutran, uso correto do capacete e implementação da CNH Popular. Tudo isso em parceira com a iniciativa privada, CDL, Maçonaria, Lions e vários empresários da região.

Como parte da programação, diversas praças da cidade estarão expondo veículos e motos acidentados para chamar a atenção da população para a gravidade dos acidentes resultantes da falta de educação de trânsito.

Luís Sucupira
Motociclista desde os 18 anos. Jornalista e apaixonado por motos desde que nasceu.