Publicidade

O tema Comunica‡Æo est  em discussÆo no portal Onda Jovem, com propostas de dinƒmicas e reflexäes sobre como os meios de comunica‡Æo influenciam o pensamento dos jovens. Auxiliando educadores a lidar com um cen rio virtual cada vez mais complexo, o portal convidou duas professoras para elaborarem planos de aula enfocando diferentes vertentes desse assunto a fim de levar os jovens ao debate em sala de aula.

No plano de aula “A turma da net”, elaborado a partir do artigo Realidade Virtual, publicado na revista Onda Jovem e dispon¡vel em meio eletr“nico, a educadora Paula Bourroul propäe dinƒmicas pedag¢gicas para analisar com os jovens o impacto das ferramentas virtuais para a vida pessoal e social. O plano tem o prop¢sito de levar os jovens a refletirem sobre que tipo de uso tem sido feito do computador, este importante meio de comunica‡Æo caracter¡stico dos tempos atuais e suas amplas possibilidades de explora‡Æo. A educadora afirma que, como tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, o computador tamb‚m pode ser utilizado para o bem ou para o mal, conforme seu uso esteja vinculado a valores mais ou menos positivos para a vida pessoal e social. E questiona: qual tem sido seu uso em nosso meio?

Em “CidadÆo na M¡dia”, a professora do Col‚gio Estadual Professor Sousa da Silveira, no Rio de Janeiro, e coordenadora pedag¢gica Carla Lopes replica a experiˆncia que desenvolveu recentemente com seus alunos o projeto “M¡dia: cria‡Æo do espa‡o cidadÆo e forma‡Æo de identidades”, que integra o programa pol¡tico pedag¢gico do col‚gio, o “Reflexäes e Debates para a Consciˆncia Negra”. Para Carla, na era em que vivemos, da tecnologia da informa‡Æo, educadores e educandos nÆo podem de forma alguma receber reativamente as inova‡äes tecnol¢gicas.

Com os dois planos de aula dispon¡veis sobre o tema comunica‡Æo, os educadores podem dar in¡cio a uma abordagem que interessa de perto aos jovens, motivando para o uso da pr¢pria m¡dia como um recurso pedag¢gico atraente, que tem a cara da juventude.

Publicidade

Saiba mais sobre essas iniciativas pedag¢gicas visitante: www.ondajovem.com.br

Sobre Onda Jovem – Onda Jovem ‚ um projeto de comunica‡Æo de cunho social patrocinado pelo Instituto Votorantim com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre juventude no Brasil. Compreende uma revista impressa, com distribui‡Æo gratuita e tiragem quadrimestral, e um portal especializado em juventude. No Portal, ‚ poss¡vel ter acesso a todos os conte£dos da revista impressa e a outros servi‡os exclusivos, como planos de aula e not¡cias atualizadas sobre juventude.
Para saber mais, acesse: www.ondajovem.com.br

Contatos: Olhar CidadÆo – (11) 5579-4464 e 5083-2250 – [email protected]