Publicidade

Tio Tite, …s vezes eu preciso pegar estrada … noite de moto (sei que ‚ loucura mas deixa pra l ) e quando estou correndo entre 80 e 100km/h, fico com a impressÆo de que os pneus perdem aderˆncia com o asfalto frio e a moto fica mais arisca. De dia, no asfalto quente nÆo tenho essa impressÆo. Queria q vc confirmasse isso, se existe mesmo perda de aderˆncia com asfalto frio ou se ‚ uma impressÆo falsa.
Carlos – Banabui£, Ce
Carlito, borracha gosta mais de calor, principalmente asfalto, porque ela fica mais molinha e adere melhor. Mas em motos pequenas isso ‚ quase impercept¡vel. Se vc notou prova que ‚s um cabra de grande sensibilidade. Mas nÆo v  chorar, t !

Qual
Quero parabeniza-lo pelo site e agradecer pelas informa‡äes. Eu estou pesquisando pra comprar uma moto e suas dicas na sessÆo de teste, com certeza vÆo me ajudar muito a escolher uma moto ideal pra minha necessidade. NÆo conhe‡o vocˆ mas pude perceber que vc passa muita credibilidade e mostra um grande conhecimento! e tudo isso de uma forma bem descontra¡da! Muito fera mesmo! Aproveito pra pedir que vocˆ continue prestando este servi‡o!! Eu sei que ainda vou precisar contar com sua opiniÆo!
Ezequiel – Itajub  – MG
Eze, vc nÆo me conhece, mas conhe‡o muito bem sua terra porque vivo escalando suas montanhas de puro granito. Leia o artigo sobre a vizinha Itamonte no link http://www.motonline.com.br/noticias/noticias-climb-itamonte.html. Pode ficar a vontade para perguntar o que quiser, benvindo!

Kick back
Vi que alguem como eu sentiu no osso a falta de estabilidade da twister. Tem 12 dias que demoli uma TW 2003 porque ela simplesmente “resolveu” se descontrolar, deu o tal do kick back (sozinho, em uma reta). Quase morro. Queria saber exatamente por que isso acontece e se ‚ comum da TW ou eu que fui “sorteado” pra me ferrar.
Ricardo – Juazeiro-BA
Ih, meu rei, vc foi mais uma v¡tima do Kick-Back! Trate de instalar um amortecedor de dire‡Æo na sua TW ou aumente o torque da porca da coluna de dire‡Æo. Sim, ‚ comum nas primeiras TW e o motivo ainda nÆo foi bem explicado, mas parece que tem a ver com a geometria da parte dianteira.

Engenheirada
Tite, eu e minha Tha¡s lemos o que o brilhante engenheiro Renato escreveu e ela mesmo no alto de seus 8 anos concluiu: Este mo‡o sofre de um mal terr¡vel: Babaquice! E lhe falta tamb‚m um importante ant¡geno: Cordialidade. Ah, Tite, j  que mencionou nossa l¡ngua (L¡ngua Portuguesa, senÆo ele nÆo entende), melhor fazer um adendo sobre “Concordƒncias Nominal e Verbal”. Tite, a Tha¡s est  contigo e nÆo abre. Abra‡os e beijinhos (dela, ‚ claro!) Pr¢xima carta, vai um convite nosso.
Pai da Tha¡s – Rio de Janeiro, Rj
Oi Tha¡s, fala pro seu pai que depois do verÆo eu vou ao Rio para escalar o PÆo de A‡£car e a gente vai tomar uma cerveja (e um guaran ) em Vila Isabel! Mas sem pagode, por favor!

Publicidade

PneuzÆo
Fala Tio! Eu tenho uma Biz e quando eu a comprei j  veio com um pneu maior na frente, parece que ‚ da Titan, um pouco mais alto e largo. Segundo o dono anterior, o pneu original da biz parecia aqueles de da Caloi 10! Bom, a pergunta ‚ a seguinte, como o pneu ‚ maior, ser  que interfere na marca‡Æo do veloc¡metro? Pra mais ou pra menos? Pq a minha biz nÆo chega nem em 90 km/h!
Lu¡s – SÆo Paulo
Sim, interfere porque altera o per¡metro. No seu caso, vai marcar menos mesmo.

Sport
Ola Tite, vocˆ sabe se a CGSport vai ter alguma mudan‡a? Ela vai ter a cor amarela, a lateral mais escura e as rodas pretas como na Hornet? A Sport ‚ uma boa op‡Æo pra se andar 200km ao dia em estrada boa? Faz uma media de 30km/l?
Leandro – Americo Brasiliense
NÆo acho que a Honda lan‡ar  uma Sport 2006. O teste da Sport est  no link http://www.motonline.com.br/testes/teste-cg.html.

China
Tite, mas que raio significa a expressÆo: “china nova do Gruta Azul”? Essa Gruta Azul ‚ um prost¡bulo?  aqui em SÆo Paulo mesmo? Ah, e vˆ se p ra de implicar com as reticˆncias (…), pois elas sÆo o nossa pausa pra respirar na hora da digita‡Æo.
Adriano – SÆo Paulo – SP
Ai, meu saquinho, cada mala que aparece! Esta “respira‡Æo” custa 3 toques de texto e nosso espa‡o ‚ limitado. Se vcs enchem de pontinhos sobra menos espa‡o pra texto. E o mala aki tem de apagar seus pontinhos. Larga a mÆo deste cacoete e p ra de torrar minha infinita paciˆncia. Quanto … Gruta Azul, pe‡o aos amigos ga£chos de POA que ajudem a esclarecer este inocente mocinho. Ah, e aproveita para explicar o que vem a ser “sambiqueira”.

Agradecido
Tio valeu por reponder as minhas perguntas. Estou esperando o o manual de pilotagem que estas criando. pois os cursos sobre motociclismo na maioria sÆo caros e destinados a motos grandes (¤ sei se o seu ‚ assim!), os da honda (fiz um promovido por um motoclube) ‚ legal, mas ‚ insuficiente. to ensinando a namorada a andar, e minha £nica base foram as revistas que vc trabalhou, l  de 1990, (lembra?) e a ultima pagina da revista, onde vc tb escrevia sobre seguran‡a.e como a maioria, falta-me verba!
douglas – sta cruz do sul rs
OBRIGADO NADA!!! Pode ir preparando uma costela (sem muito matambre) pra eu devorar quando for a Santa Cruz do Sul, seu mala! E nÆo venha com este papo de falta de verba porque a apostila vai custar uma fortuna! Eu aceito pagamento em picanha maturada.

Publicidade

PaixÆo
Ol  Tio Tite, j  questionei vocˆ uma vez como fa‡o para trabalhar como piloto de testes, e vocˆ falow que era melhor investir no meu trabalho que seria melhor remunerado.O neg¢cio ‚ o seguinte, eu amo motos, sou bastante t‚cnico, e trabalho a semana inteira pra andar s¢ no finde. Mesmo por pouca grana,eu iria amar andar de moto todo dia, dar detalhes t‚cnicos sobre a moto que andei e tudo mais. NÆo vale a pena mesmo? Calor? MacacÆo? Isso ‚ mixaria comparado a paixÆo pelas 2 rodas.
Jonathan – Novo Hamburgo – rs
Johnny, eu tamb‚m adoro costela e picanha, mas nÆo quero trabalhar numa churrascaria! NÆo quero ser pentelho, mas para ser piloto de teste ‚ preciso um mundo de requisitos, desde tamanho (altura x peso), cursos especializantes em mecƒnica, etc e tal. E nÆo se esque‡a dos testes de motos pequenas, sob um sol de 45§C, de macacÆo e cheio de aparelho. E dos testes de esportivas sob chuva a 180 km/h, com a sambiqueira na mÆo e um ros rio no pesco‡o! V  ser engenheiro, m‚dico, advogado, economista que seu futuro ser  bem melhor.