Índice de acidentes cai 20% no feriado de Natal nas estradas de São Paulo

Secretaria Estadual dos Transportes calcula uma queda de 7% no índice de vítimas fatais no Natal deste ano.

O índice de acidentes nas estradas paulistas caiu 20% neste feriado de Natal em comparação ao feriado do ano anterior. O índice de acidentes (IA) do último feriado foi de 0,62, contra 0,77 em 2008. O índice de vítimas fatais, nos 22 mil km de estradas estaduais, registrou uma diminuição de 2,75 para 2,56, de uma operação para outra, uma queda de 7%. O índice de vítimas feridas diminuiu de 47 para 40, de um ano para o outro, uma queda de 14%. Neste feriado, em números absolutos: foram 924 acidentes, 38 mortos e 594 feridos.

Para esclarecer melhor, o índice de acidentes (IA) não é o número absoluto de acidentes nas estradas. Ele é calculado levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia, que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que determinam se o final de semana foi mais ou menos violento. No caso do feriado de Natal, o índice é útil para que se possa fazer uma comparação entre 2008, quando o feriado foi na quinta, e 2009, quando o feriado foi na sexta.

Reforço nos recursos operacionais e fiscalização mais rigorosa – Várias medidas para manter as estradas seguras foram realizadas pelo DER, Polícia Rodoviária Estadual, Dersa e concessionárias no Natal. O esforço mútuo do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, Dersa Desenvolvimento Rodoviário, das concessionárias de estradas, que envolveu 2.200 profissionais, além de 4 mil homens do Policiamento Rodoviário, órgão especializado da Polícia Militar do Estado, foi primordial para o sucesso da Operação. Esses tiveram ainda o apoio de outros órgãos da Polícia Militar, incluindo as unidades de policiamento de área da região de São José dos Campos e de Santos, os Comandos de Policiamento da Capital e Metropolitano, o 1º Batalhão de Polícia de Choque (ROTA – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), o 2º Batalhão de Polícia de Choque e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea, além dos batalhões que atuam nas cidades às margens das rodovias.

Em relação à fiscalização por parte dos policiais militares rodoviários nas estradas paulistas, houve intensificação no controle rígido de alcoolemia, de velocidade e na fiscalização de motocicletas, além de outros enfoques abrangidos durante a abordagem de veículos e motoristas. Foram lavradas 12.417 autuações por infrações de trânsito diversas em todo o Estado, sendo apreendidos 686 veículos, 261 carteiras de habilitação e 1.856 documentos de veículos por irregularidades. Quanto às questões de controle de alcoolemia, foram registrados 36 casos de embriaguez contra 57 de 2008, uma redução de 37% em relação ao Natal passado, destacando que a operação deste ano teve um dia a menos. Já no aspecto da prevenção e repressão criminal, 16 criminosos foram presos em flagrante, 09 procurados foram capturados e 05 veículos foram recuperados.

Histórico – Os primeiros estudos para uma metodologia que pudesse efetivamente comparar os resultados de acidentes, baseando-se em quilômetros rodados, veículos em trânsito e acidentes, começaram em 1940 nos Estados Unidos e Europa. Em 1956, os estados americanos de Dakota do Sul, Virgínia e Texas começaram a usar esse tipo de índice. Internacionalmente, o índice é conhecido como “Accident rate method”. Além dos Estados Unidos, outros países como Áustria, Dinamarca, França e Alemanha adotam índices semelhantes. No Brasil, a metodologia começou a ser discutida em 1974. Desde 2005, o Departamento de Estrada e Rodagem vem aprimorando o índice, inclusive com a ampliação e melhoramento dos equipamentos de contagem de veículos, possibilitando a divulgação precisa nos últimos anos.