Publicidade

Depois de uma nova meta fixada em novembro, o ano fecha dentro do esperado e mercado interno dever  ter crescimento de 13,7% em 2008

Com 1.734.349 motocicletas produzidas em 2007, o mercado de duas rodas cresceu 22,7%, em rela‡Æo ao ano de 2006, atingindo a expectativa para o setor. Segundo dados da Abraciclo – Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – as vendas internas tamb‚m tiveram o mesmo desempenho, com 1.600.157 motos comercializadas.

No comparativo entre dezembro de 2007 com o mesmo per¡odo do ano anterior, a produ‡Æo cresceu 24,5%, ou seja, 85.226 unidades, quando em 2006 sa¡ram das linhas de montagem 68.467 motocicletas.

De acordo com as expectativas da entidade, o crescimento de 2007 deve se manter de forma equilibrada pelos pr¢ximos anos. “Os n£meros obtidos no ano passado confirmam as perspectivas e ressaltam o bom momento do setor”, afirmou o presidente da Abraciclo, Paulo Shuiti Takeuchi.

Publicidade

Assim, para 2008 as previsäes se mantˆm, e ‚ esperado um crescimento de 13,7% nas vendas para o mercado interno, chegando a marca de 1.820.000 ve¡culos vendidos. J  a produ‡Æo deve ter um aumento de 11,9%, com 1.940.000 motos produzidas.

Exporta‡äes

As exporta‡äes em dezembro foram 14,3% menor que em novembro de 2007. Entretanto, foram exportadas neste mˆs 9.300 motos, volume 9,9% superior as comercializadas para o mercado externo em dezembro de 2006.

No ano de 2007 foram exportadas 139.880 motocicletas, representando uma redu‡Æo de 16,8% quando comparado com o ano de 2006, confirmando as previsäes feitas anteriormente,

Publicidade

Novas Resolu‡äes envolvem o Setor

Desde o dia 1§ de janeiro deste ano vigoram novas resolu‡äes do Conselho Nacional de Trƒnsito – Contran. Segundo elas, a partir de agora, motociclistas de todo o pa¡s tˆm novas regras para o uso de capacetes. TerÆo tamb‚m que adequar as placas das motos de acordo com os novos crit‚rios. Os capacetes precisam levar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normatiza‡Æo e Qualidade Industrial – Inmetro e faixas refletivas nas laterais e na traseira.

Al‚m disso, as placas agora possuem um novo padrÆo e no caso de motoboys, por exemplo, elas precisam ser vermelhas. As faixas refletivas devem ser colocadas nos ba£s de transporte de cargas. A desobediˆncia das normas ser  considerada falta grav¡ssima e al‚m de multa, o motociclista pode ter o ve¡culo recolhido at‚ se ajustar as normas.

O objetivo das medidas ‚ aumentar a seguran‡a no trƒnsito e diminuir os acidentes que envolvem motos. A Abraciclo, que participa das reuniäes e discussäes das Cƒmaras Tem ticas do Conselho Nacional de Trƒnsito – CONTRAN, ‚ favor vel …s novas medidas porque acredita que servirÆo para melhorar a qualidade do trƒnsito e vÆo promover mais seguran‡a aos condutores de motos. A entidade tamb‚m vˆ como ben‚fica a intensifica‡Æo da fiscaliza‡Æo no uso da motocicleta em todo territ¢rio nacional.

Publicidade