Publicidade

Os n£meros de produ‡Æo e venda apresentam leve oscila‡Æo no mˆs de julho, mas nÆo interferem no crescimento cont¡nuo do setor

A ind£stria brasileira de motocicletas apresentou leve oscila‡Æo nos n£meros referentes … produ‡Æo e vendas de julho £ltimo. Segundo a Abraciclo – Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, o setor fechou o mˆs com 110.566 motocicletas produzidas, um decr‚scimo de 21,7% se comparado ao mˆs anterior. A queda registrada na produ‡Æo foi acompanhada pelo desempenho das vendas ao mercado interno com 98.042 unidades vendidas, volume 18,7% menor em rela‡Æo a junho. As exporta‡äes, no entanto, registram saldo positivo, com 42,2% de aumento, com 17.563 pe‡as exportadas, contra 12.374 de junho.

Segundo Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da entidade que congrega as montadoras de motocicletas, os n£meros de produ‡Æo, vendas e exporta‡äes obedecem aos parƒmetros previstos pela entidade. “As vari veis apontadas traduzem as mesmas oscila‡äes encontradas nos anos anteriores, com queda no mˆs de julho e a perspectiva de recupera‡Æo j  no pr¢ximo per¡odo. Contudo os totais acumulados demonstram que os progn¢sticos feitos por ‚poca do fechamento do semestre permanecem acertados, mantendo-se um crescimento da ordem de 19% para este ano”, declara.

No comparativo entre os meses de julho deste ano e do ano anterior houve um crescimento de 20,1% representado pelas 98.042 sobre as 80.123 unidades registradas no mesmo per¡odo do ano passado. A produ‡Æo aponta 110.566 unidades em julho, 22,4% superior …s 92.055 motocicletas produzidas em julho de 2006.

Publicidade

As exporta‡äes surpreenderam com um leve aumento de 10,5% registrado sobre o mesmo mˆs do ano passado, 17.563 sobre 15.900. “Os n£meros de exporta‡Æo, embora apontando uma leve subida, nÆo traduzem, contudo, inversÆo da tendˆncia de queda prevista para o mercado exterior”, disse Takeuchi.

Mesmo registrando uma leve queda de produ‡Æo e vendas no mˆs de julho, o saldo continua positivo, projetando a continuidade de crescimento e a consolida‡Æo do segmento no setor de transportes. O levantamento dos meses de julho dos £ltimos quatro anos mostra vendas de 62.106 unidades em 2004, 55.039 em 2005, um salto para 80.123 j  em 2006, chegando …s 98.042 motocicletas no ano em curso.

A produ‡Æo repetiu esses resultados, sempre com uma pequena depressÆo durante o mˆs de julho, ocasionada pela incidˆncia de f‚rias nos setores de produ‡Æo e um recrudescimento nas vendas por conta do inverno mais rigoroso na regiÆo Sul.

SALÇO DAS DUAS RODAS
A proximidade de mais uma edi‡Æo do SalÆo das Duas Rodas, evento setorial de grande importƒncia, apresentar  produtos de for‡a tecnol¢gica ¡mpar, al‚m das in£meras novidades em ve¡culos, acess¢rios e equipamentos. As montadoras associadas a ABRACICLO preparam suas apresenta‡äes e de seus produtos para um p£blico que dever  superar as 200 mil pessoas presentes em 2005.

Publicidade