Publicidade

Os n£meros de produ‡Æo e vendas apontam recupera‡Æo dos n£meros de dezembro e avan‡am na consolida‡Æo do segmento transporte de duas rodas

A ind£stria brasileira de motocicletas continua apresentando crescimento dentro dos patamares j  previstos pela Abraciclo – Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – em seu encerramento de 2007, quando fez suas previsäes para este ano. Os dados levantados em janeiro assinalam que o ano de 2008 representar  a consolida‡Æo do mercado de motos no Pa¡s e a efetiva‡Æo da motocicleta como ve¡culo de transporte de qualidades adequadas … utiliza‡Æo do brasileiro.

Os n£meros referentes … produ‡Æo em janeiro deste ano apontam 184.879 mil unidades produzidas, contra um pouco mais de 149 mil motocicletas produzidas no mesmo mˆs do ano passado, um aumento de 24,1%.

As montadoras tamb‚m contabilizam bons resultados em vendas. Os n£meros chegam a 171.046 mil unidades comercializadas, um crescimento de 27,9% se comparado a janeiro do ano anterior.

Publicidade

Segundo o presidente da Abraciclo, Paulo Shuiti Takeuchi, a entidade entende que a diferen‡a acentuada do mˆs de dezembro para janeiro deveu-se … recupera‡Æo da demanda momentaneamente reprimida naquele mˆs e demonstra a volta do mercado aos patamares j  esperados pelo setor. “Devemos considerar que os altos n£meros de crescimento registrados em janeiro devem-se, em parte, ao desempenho modesto de dezembro em rela‡Æo … produ‡Æo e vendas no mercado interno, que permaneceram atipicamente pr¢ximo as 85 mil unidades”, analisa Takeuchi.

J  as exporta‡äes contabilizam 6.048 mil unidades vendidas ao mercado externo, uma queda de 39,7% se comparada a idˆntico per¡odo de 2007, que registra 10.038 mil motocicletas. Em dezembro foram exportadas 9.300 mil unidades, o que representa uma queda de 35% em janeiro.

O setor – A Abraciclo planeja, j  para o 1ø semestre de 2008, dando seguimento a seu programa de a‡äes institucionais, evoluir nos trabalhos de fomento e dissemina‡Æo dos conceitos de seguran‡a aos usu rios de ve¡culos de duas rodas, concentrando esfor‡os institucionais nesse sentido. Entre as atividades pretendidas est  a realiza‡Æo de um f¢rum de debates sobre o tema.

No setor, a Abraciclo tem mantido e desenvolvido contatos na  rea governamental no intuito de colocar … disposi‡Æo das autoridades conhecimento e experiˆncia, dados e estat¡sticas, nacionais e internacionais, que possam colaborar de alguma forma com as solu‡äes pretendidas para a utiliza‡Æo segura das motocicletas, seja para transporte, trabalho ou lazer.

Publicidade