Publicidade

Crescimento acumulado da produ‡Æo no semestre representa 23,1% e exporta‡äes tamb‚m surpreendem

A expectativa de crescimento da produ‡Æo e de vendas no mercado interno do setor de ve¡culos duas rodas para este ano j  se concretizou no primeiro semestre, de acordo com as estat¡sticas da Abraciclo, Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

Durante os primeiros seis meses do ano, o setor produziu 876.508 motocicletas, contra 711.937 mil unidades produzidas no mesmo per¡odo do ano passado, o que representa aumento de 23,11% do volume de produ‡Æo. No mesmo per¡odo, as vendas no mercado interno foram de 790.486 unidades, contra 628.214 unidades comercializadas de janeiro a junho de 2006. Isto representa aumento de 25,83% das vendas do semestre entre os dois anos. S¢ no £ltimo mˆs, foram vendidas 120.606 motocicletas no mercado interno. Se comparado com as vendas do mˆs de junho de 2006 em que foram comercializadas 103.270 mil unidades, o incremento foi de 16,8%.

“Os n£meros positivos demonstram que atualmente a motocicleta vem, cada vez mais, sendo encarada pelos brasileiros como meio de transporte eficiente, principalmente pela grande abrangˆncia de utiliza‡Æo adotada por seus condutores, confirmando as previsäes de crescimento setorial feita para 2007”, disse Paulo Shuiti Takeuchi, Presidente da Abraciclo.

Publicidade

Depois de um per¡odo de queda, as exporta‡äes reagiram e apresentaram crescimento 56,5% com 12.347 mil unidades vendidas em junho. Apesar desse crescimento o semestre fechou com uma queda de 32,1% em rela‡Æo ao ano anterior.

No £ltimo mˆs, 141.208 motocicletas foram produzidas, contra pouco mais de 156.688 mil unidades do mˆs anterior, uma pequena queda de 9,9%, neutralizada pelos dois dias £teis a menos no mˆs de junho. Para o segundo semestre acredita-se que o ritmo de crescimento ser  mantido.

Motociclista Consciente Evita Acidente
Para comemorar a semana do motociclista, a Abraciclo, em parceria com a AutoBAn e a Fenabrave – Federa‡Æo Nacional da Distribui‡Æo de Ve¡culos Automotores – realizar , entre os dias 23 e 27 de julho, um ped gio educativo nas Rodovias dos Bandeirantes, Anhanguera, Raposo Tavares e Castelo Branco .

A a‡Æo tem como principais objetivos conscientizar os motociclistas sobre formas de condu‡Æo segura nas estradas, reduzir o n£mero de acidentes e verificar o estado de conserva‡Æo das motocicletas.

Publicidade

No ped gio, al‚m de assistir a uma mini-palestra e a um filme sobre pilotagem defensiva e de imprudˆncias filmadas pelas cƒmeras nas rodovias, os motociclistas ainda recebem lanches e sucos e concorrem a brindes.