Publicidade

Indústria de motocicletas retoma crescimento em agosto

Produ‡Æo cresce 55,9% no £ltimo mˆs, e vendas no mercado interno tamb‚m tˆm desempenho superior

Ap¢s a queda de produ‡Æo registrada em julho, conseqˆncia do per¡odo de f‚rias coletivas das empresas fabricantes, o setor de duas rodas retoma o crescimento em agosto. No comparativo entre agosto e o mˆs anterior, houve aumento de 55,9% na produ‡Æo. Foram fabricadas no £ltimo mˆs deste ano 143 mil e 472 motocicletas, enquanto que em julho a ind£stria produziu 92 mil e 55 unidades. Os dados sÆo da Abraciclo – Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

No intervalo de janeiro a agosto de 2006, 947 mil e 480 motocicletas sa¡ram das linhas de montagem das empresas instaladas no P¢lo Industrial de Manaus, volume 17,7% maior comparado com o mesmo per¡odo de 2005. No ano passado, foram produzidas 805 mil e 228 motocicletas.

Publicidade

“O setor vem crescendo aproveitando as potencialidades do mercado brasileiro que se encontra aquecido, pois a motocicleta est  se tornando um meio de transporte pr tico, econ“mico e acess¡vel a todas as classes da popula‡Æo, em fun‡Æo da grande diversidade de modelos oferecidos pelos fabricantes” , analisou Paulo Shuiti Takeuchi, Presidente da Abraciclo.

Neste ano, de acordo com a perspectiva da Abraciclo, as fabricantes associadas deverÆo produzir 1 milhÆo e 360 mil motocicletas.

Vendas no mercado interno
As vendas para o mercado interno, que tamb‚m registraram queda em julho, cresceram no £ltimo mˆs. Em agosto, 124.194 motocicletas foram faturadas aos distribuidores das fabricantes associadas, volume 55% superior.

Nos oito primeiros meses de 2006, as vendas acumularam 832.514 motocicletas, volume 23,6% superior ao registrado no mesmo per¡odo do ano passado, quando 673.780 unidades foram comercializadas no mercado interno.

Publicidade

A Abraciclo tem perspectiva de 15% de crescimento para as vendas ao mercado interno.

Exporta‡äes
Em agosto, 15.115 motocicletas foram vendidas ao exterior, volume 4,9% menor que o de julho deste, quando foram comercializadas 15.900 unidades. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, 120.146 motocicletas foram vendidas ao mercado externo, enquanto que no mesmo per¡odo do ano passado 125.921 unidades foram exportadas. A queda registrada do per¡odo vigente foi de 4,6%.

As exporta‡äes tˆm registrado sucessivas quedas em virtude do real valorizado. Apesar dos esfor‡os das fabricantes na manuten‡Æo dos mercados j  conquistados, a tendˆncia ‚ de que as proje‡äes da Abraciclo para 2006 se confirmem, ou seja, queda de 6% em rela‡Æo ao volume exportado no ano passado.