Publicidade

Produ‡Æo cresce 59,6% e confirma a tendˆncia de crescimento previsto para este ano – Ap¢s a queda de produ‡Æo registrada em julho, conseqˆncia do per¡odo de f‚rias coletivas das empresas fabricantes, o setor de duas rodas retoma o crescimento em agosto.

De acordo com os dados da Abraciclo – Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – nos oito primeiros meses de 2007, foram vendidas para o mercado interno 1.060.834 motocicletas, volume 27,4% superior ao registrado no mesmo per¡odo do ano passado, quando 832.516 unidades foram comercializadas.

Em agosto foram comercializadas 172.306 motocicletas, enquanto em julho foram vendidas 98.042 unidades, um aumento de 75,7% nas vendas. “O setor vem crescendo aproveitando as potencialidades do mercado brasileiro que se encontra aquecido, pois a motocicleta ‚ um meio de transporte pr tico, econ“mico e acess¡vel a todas as classes da popula‡Æo, em fun‡Æo da grande diversidade de modelos oferecidos pelos fabricantes” , analisou Paulo Shuiti Takeuchi, Presidente da Abraciclo.

Em agosto, 176.459 motocicletas sa¡ram das linhas de montagem das empresas instaladas no P¢lo Industrial de Manaus, volume 59,6% maior comparado com o mˆs anterior, quando foram produzidas 110.566 unidades. J  no ano passado, foram produzidas 143.472 motocicletas, em agosto.

Publicidade

Neste ano, de acordo com a perspectiva da Abraciclo, as fabricantes associadas deverÆo produzir 1 milhÆo e 510 mil motocicletas destinadas ao mercado interno.

Exporta‡äes – Em agosto, 17.508 motocicletas foram vendidas ao exterior, volume 15,8% maior que o mesmo mˆs do ano passado, quando foram exportadas 15.115 unidades. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, 90.629 motocicletas foram vendidas ao mercado externo, enquanto que no mesmo per¡odo do ano passado 120.146 unidades foram exportadas. A queda registrada do per¡odo vigente foi de 24,6%.

As exporta‡äes tˆm registrado sucessivas quedas em virtude do real valorizado. Apesar dos esfor‡os das fabricantes na manuten‡Æo dos mercados j  conquistados, a tendˆncia ‚ de que as proje‡äes da Abraciclo para 2007 se confirmem, ou seja, queda em rela‡Æo ao volume exportado no ano passado.

Prˆmio Abraciclo de Jornalismo
O Prˆmio Abraciclo de Jornalismo, institu¡do pela Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, premiar  em 2007 os melhores trabalhos jornal¡sticos nas categorias jornal, revista, internet, r dio, televisÆo e fotografia. Nesta edi‡Æo, a novidade fica por conta da categoria que contemplar  as mat‚rias especiais sobre bicicletas.

Publicidade

Em breve enviaremos mais informa‡äes sobre a inscri‡Æo e as premia‡äes.