Publicidade
Foto: Paulo Shuiti Takeuchi, Presidente da Abraciclo

Foto: Paulo Shuiti Takeuchi, Presidente da Abraciclo

A Abraciclo divulga que o volume de vendas j  ‚ superior ao n£mero de motocicletas vendidas em todo o ano passado

A ind£stria de motocicletas que, no mˆs passado, ultrapassou a marca de um milhÆo de unidades produzidas, agora chega ao n£mero de 1 milhÆo, 61 mil e 96 motocicletas comercializadas no mercado brasileiro, entre os meses de janeiro a outubro. E mais: o volume de vendas j  ‚ superior ao n£mero de motocicletas vendidas em todo o ano passado, que foi de 1 milhÆo, 24 mil e 987 unidades, segundo dados da Abraciclo – Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

As regiäes Sudeste, com 42,3%, seguida do Nordeste, com 21,9% e da regiÆo Sul, com 18,7% lideram o ranking da distribui‡Æo geogr fica de vendas ao mercado interno, entre os meses de janeiro a setembro de 2006. Em SÆo Paulo, por exemplo, o volume de motocicletas comercializado ‚ superior no interior do estado e representou 17,1% das vendas na regiÆo sudeste no per¡odo, contra os 7,6% na capital.

Publicidade

“O crescimento das vendas ‚ reflexo da absor‡Æo da cultura da motocicleta como meio de transporte eficiente nos grandes centros urbanos e inclusive nas  reas rurais, em muitos estados brasileiros por sua agilidade, economia e praticidade, facilitando os trajetos ao trabalho, escola, lazer e uso profissional”, argumentou Paulo Shuiti Takeuchi, Presidente da Abraciclo.

O volume de vendas nos dez primeiros meses de 2006 foi 25,3% superior ao registrado no mesmo per¡odo do ano passado, quando 846.940 unidades foram comercializadas no mercado interno, e 19,2% superior se compararmos com o volume de vendas entre os meses de mar‡o a dezembro de 2005.

Produ‡Æo Interna – A produ‡Æo de motocicletas registrada em outubro saltou para 133.418 unidades, contra as 121.875 produzidas no mˆs passado desse ano.

No acumulado de janeiro a outubro, a produ‡Æo foi de 1.202.757 unidades, volume 18,8% superior ao mesmo per¡odo do ano passado, quando 1.012.807 motocicletas foram produzidas. Se comparada a produ‡Æo de janeiro a outubro desse ano com os meses de mar‡o a dezembro de 2005, o aumento foi de 15%.

Publicidade

Exporta‡äes – O cƒmbio desfavor vel continua refletindo nos n£meros do com‚rcio internacional. O volume das exporta‡äes de motocicletas foi, mais uma vez, inferior ao registrado no mˆs anterior. Em outubro, 10.968 unidades foram vendidas ao mercado externo enquanto 13.504 motocicletas foram exportadas em setembro desse ano.

No acumulado de janeiro a outubro de 2006, 144.618 unidades foram vendidas ao mercado externo, volume 9% menor que o registrado no mesmo per¡odo de 2005.

De acordo com o Presidente da Abraciclo, as montadoras associadas continuam com os esfor‡os para manter os mercados conquistados, mas entretanto a tendˆncia ‚ de que o volume exportado nesse ano seja 6% inferior ao do ano passado.