Publicidade

Öndice de Manuten‡Æo do Carro acumula aumento de 2,88% no ano e fica acima do IPC da FIPE.

Agˆncia AutoInforme – O motorista est  pagando 2,88% a mais para manter e usar o carro este ano (varia‡Æo de janeiro a abril). O IMC – Öndice de Manuten‡Æo do Carro – registrou nova alta no mˆs passado, de 0,94%, e no acumulado do ano est  bem acima do IPC da FIPE, que foi de 1,36%.

A alta de 0,94% em abril foi impulsionada pelo aumento dos pre‡os dos combust¡veis e ‚ maior do que nos £ltimos dois meses. O  lcool na bomba ficou 4,97% mais caro e a gasolina subiu 1,87%.

O estudo da Infla‡Æo do Carro identifica em que per¡odo o comportamento dos pre‡os tem varia‡Æo mais elevada. O in¡cio do ano ‚ sempre mais pesado para o bolso do consumidor, pois nessa ‚poca o  lcool est  na entressafra, encarecendo o gasto para manter o carro. Os outros itens que compäem a cesta de produtos e servi‡os do IMC nÆo sÆo sazonais, variando de acordo com a lei de oferta e procura, ou entÆo por oscila‡äes cambiais.

Publicidade

Por isso o estudo da Infla‡Æo do Carro epresenta uma ferramenta de aux¡lio a empresas e ao consumidor que podem identificar melhor os gastos mensais e o per¡odo mais adequado para revisÆo do carro.

Depois do  lcool, os outros itens que mais subiram de pre‡o em abril foram o jogo de velas e o kit de embreagem, que ficaram 4,33% e 4,32% mais caros, respectivamente. Na outra ponta, as maiores quedas ficaram por conta do jogo de amortecedores, cujo pre‡o recuou,36%, e dos pneus, com queda de 1,94%.