Publicidade

O coordenador do Programa de G s Natural Veicular do Inmetro, Italo Domenico Oliveto, previu hoje que as conversäes de ve¡culos ao g s natural veicular (GNV) dever  chegar … marca de 1 milhÆo de carros em 2004, antecipando-se em rela‡Æo a previsäes iniciais que davam conta de que a marca somente seria atingida em 2005.

Oliveto afirmou que a sua previsÆo est  baseada no n£mero de conversäes que vˆm sendo realizadas no Pa¡s. “Atualmente existem 700 mil ve¡culos j  convertidos ao GNV”, disse ele em palestra realizada no semin rio “G s Natural Veicular: Sustentabilidade T‚cnica e Econ“mica”, que est  sendo realizado hoje pela Associa‡Æo Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). “As conversäes estÆo ocorrendo a um ritmo de 18 mil ve¡culos por mˆs”, acrescentou.

Segundo Oliveto, a evolu‡Æo da regula‡Æo desse segmento tem contribu¡do para a atrair investimentos. Ele mencionou como exemplo a amplia‡Æo da fabrica de kits de conversÆo da Rodogas, em SÆo Paulo, e a chegada de um fabricante italiano de kits em Manaus.

A expectativa de Oliveto ‚ de que a Agˆncia Nacional de Petr¢leo publique at‚ o in¡cio de outubro portaria que tornar  obrigat¢rio o uso um selo nos ve¡culos convertidos ao GNV. O selo seria colocado nos p ra-brisas dos ve¡culos a cada inspe‡Æo anual, realizadas em organismos credenciados pelo Inmetro de forma a comprovar o estado de seguran‡a das conversäes. A id‚ia ‚ fazer com que seja proibido o abastecimento, nos postos revendedores, de ve¡culos que nÆo apresentem o selo.

Publicidade