Publicidade

74% sÆo reprovados em itens como suspensÆo, alinhamento e freios, enquanto 10% nÆo “passam” no quesito “emissÆo de poluentes” – Linha de Inspe‡Æo M¢vel segue para o Parque Ibirapuera entre 12 e 14 de setembro

No primeiro final de semana de funcionamento da Linha de Inspe‡Æo M¢vel da Porto Seguro foram avaliados 123 ve¡culos e a amostra da frota paulistana que participou gratuita e voluntariamente da inspe‡Æo mostrou mais problemas de seguran‡a do que com a emissÆo de poluentes; neste ¡tem, 10% foram reprovados. “Pode parecer pouco, mas se pensarmos no tamanho da frota, ‚ um volume grande de poluentes a mais no ar de SÆo Paulo”, opina o Dr. Volf Stainbaum, Assessor T‚cnico da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de SÆo Paulo, que acompanhou a abertura das inspe‡äes. “Esta ‚ uma a‡Æo educativa muito importante; cada motorisa pode gratuitamente avaliar seu autom¢vel e adequ -lo …s normas, antes da obrigatoriedade. Investe-se na consciˆncia de cada um”, complementa.

A Linha funcionou nos dias 7, 8 e 9 de setembro, na Pra‡a Campo de Bagatelle, em Santana, da 9 …s 17 horas. Veja o relat¢rio final:

ú Total de ve¡culos atendidos: 123
ú Ve¡culos aprovados na Linha de Inspe‡Æo (itens de seguran‡a): 32
ú Ve¡culos reprovados na Linha de Inspe‡Æo: 91 (a maior parte necessita de regulagem no sistema de freios).
ú Ve¡culos reprovados na an lise de poluentes: 12 (10%). Os ve¡culos que apresentaram problemas pertenciam a uma frota mais antiga entre os anos de 90 e 98.

Publicidade

A‡Æo educativa – O g s carb“nico (CO2) ‚ o principal poluente lan‡ado na atmosfera pelos autom¢veis, com 97% das emissäes. Para neutralizar os efeitos dessa polui‡Æo, ‚ necess rio plantar 1,5  rvore por ano para cada tonelada de carbono emitida pelos ve¡culos, mas ‚ fundamental, desde j , reduzir a emissÆo de poluentes. Para melhorar a qualidade do ar, os motoristas de SÆo Paulo j  podem levar seus ve¡culos para uma avalia‡Æo gratuita na Linha de Inspe‡Æo M¢vel, que ser  instalada pela Porto Seguro em diversos parques da cidade de 7 de setembro a 7 de outubro (ver rela‡Æo abaixo).

Cada motorista que passar pela Linha de Inspe‡Æo M¢vel Porto Seguro receber  um relat¢rio com a an lise de emissÆo de poluentes do ve¡culo, contendo a quantidade de g s carb“nico (CO2) que o mesmo lan‡a na atmosfera, em compara‡Æo com a quantidade adequada, levando-se em conta modelo, ano, combust¡vel que utiliza e quil“metros j  percorridos. A linha tamb‚m avalia sistema de freios, alinhamento e suspensÆo.

O relat¢rio tamb‚m indicar  poss¡veis solu‡äes para o problema, regulagens e reparos necess rios. “A polui‡Æo do meio ambiente ‚ um problema que afeta todos os cidadÆos e a solu‡Æo pode ser de cada um. Ao passar pela Linha de Inspe‡Æo M¢vel e fazer a an lise de emissÆo de poluentes, o motorista contribui para a melhor qualidade de vida da popula‡Æo”, afirma Marcelo SebastiÆo, gerente do produto Autom¢vel. “Com esta a‡Æo, esperamos despertar a consciˆncia dos motoristas e ajudar no primeiro passo para melhorar o ar da metr¢pole”, acrescenta Mirian Mesquita, gerente da  rea de Responsabilidade Social e Ambiental da Porto Seguro.

Para reduzir a emissÆo de CO2, entre outros gases poluentes, vale adotar algumas rotinas:

Publicidade

ú Manter os pneus calibrados;
ú Evitar transportar excesso de carga;
ú Desligar o motor sempre que o ve¡culo estiver estacionado ou parado;
ú Utilizar combust¡vel de postos de confian‡a;
ú Seguir especifica‡äes do fabricante na troca de ¢leo e filtros;
ú Manter o motor e outros itens do ve¡culo sempre regulados;
ú Jamais retirar o catalisador do ve¡culo;
ú Realizar revisäes preventivas periodicamente;
ú Manter a configura‡Æo original do carro.

Obs.: Estas orienta‡äes tamb‚m ajudam na economia de combust¡veis e reparos.

Segurados – Os segurados Porto Seguro Auto tamb‚m podem realizar a an lise gratuita da emissÆo de poluentes de seu carro em alguns Centros Automotivos da Grande SÆo Paulo. Se ficar constatado que o ve¡culo segurado emite CO2 em excesso, e o autom¢vel precisar de reparos, a manuten‡Æo poder  ser feita no local, se o cliente assim desejar.

A rela‡Æo completa de endere‡os est  dispon¡vel no site www.portoseguro.com.br/meioambiente. Mais informa‡äes tamb‚m pelo telefone 333-PORTO (Grande SÆo Paulo).

Publicidade

Programe-se: Linha de Inspe‡Æo M¢vel Porto Seguro 12, 13 e 14 de setembro – Parque Ibirapuera 6 e 7 de outubro – Parque da Independˆncia Hor rio de funcionamento: das 9h …s 17h Hotsite: www.portoseguro.com.br/meioambiente