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O programa de Inspe‡Æo T‚cnica Veicular (ITV), dispositivo previsto no C¢digo Brasileiro de Trƒnsito, ser  implantado oficialmente a partir de 2006 em SÆo Paulo, conforme iniciativa da Prefeitura do Munic¡pio de SÆo Paulo.

A implanta‡Æo da Inspe‡Æo Veicular ocorrer  em duas etapas: a fase inicial ser  de car ter educativo. SerÆo montados 30 postos m¢veis para medir os n¡veis de emissÆo de poluentes, ru¡do e fuligem. Essa avalia‡Æo ser  gratuita e ficar  a crit‚rio do motorista realiz -la.

A segunda etapa entrar  em vigor em maio de 2006, quando a Inspe‡Æo Veicular passar  a ser obrigat¢ria e ser  cobrada uma taxa pelo servi‡o. Os ve¡culos que nÆo realizarem a Inspe‡Æo ou forem reprovados no teste ficarÆo impedidos de ser licenciados.

Rela‡Æo Custo x Benef¡cio
Mesmo apoiando a inspe‡Æo veicular no Brasil, a AEA considera que a cobran‡a da taxa de vistoria, que est  estimada em R$ 100,00, seja elevada e injustificada. Para a entidade, o estabelecimento de um valor espec¡fico deve ser precedido de exposi‡Æo transparente da destina‡Æo e aplica‡Æo das taxas que, atualmente, j  existem, como licenciamento, ped gios etc. “Nossos estudos indicam que com 50% desse valor se cobririam os custos envolvidos nas vistorias, no caso dos ve¡culos leves”, analisa Rangel. Ainda segundo Rangel, “a AEA compreende que, perante os enormes benef¡cios na diminui‡Æo do n£mero de v¡timas de trƒnsito, na melhoria da sa£de p£blica, na diminui‡Æo da polui‡Æo e na redu‡Æo dos custos s¢cio-econ“micos para o Pa¡s, a rela‡Æo custo-benef¡cio ‚ muito favor vel … implanta‡Æo da ITV, ainda que uma nova taxa seja cobrada”, finaliza o presidente da entidade.

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