O curso inclui aulas teóricas de práticas

Instrutores de trânsito de SP serão treinados pela Honda

Uma parceria entre o Detran de São Paulo e o Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) irá aperfeiçoar a capacitação de cerca de 8 mil instrutores de autoescolas de todo o Estado que atuam na formação de motociclistas. O objetivo dessa iniciativa é aprimorar as técnicas de pilotagem dos novos habilitados e, dessa forma, contribuir para um trânsito mais seguro.

 

Detran.SP e o CEHT Honda firmam parceria para capacitação de instrutores de trânsito

Detran.SP e o CEHT Honda firmam parceria para capacitação de instrutores de trânsito

A primeira etapa do projeto começa em maio, com instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFC) da região de Marília, no Interior do Estado de São Paulo. Uma estrutura itinerante da Honda percorrerá outras cinco macrorregiões (São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, Sorocaba e Região Metropolitana de São Paulo) durante os próximos dois anos.

O curso inclui aulas teóricas de práticas

O curso inclui aulas teóricas de práticas

“Nossa expectativa é multiplicar, por meio dos instrutores responsáveis pelo primeiro contato dos futuros motociclistas com o veículo, conceitos fundamentais de pilotagem segura e consciência no trânsito”, explicou José Luiz Terwak, assessor do CETH. Os profissionais participarão de um curso gratuito de aperfeiçoamento de técnicas de pilotagem com duração de oito horas, sendo cinco de aulas práticas e três de atividades teóricas. Entre os temas que serão abordados no curso estão: postura e equipamentos de proteção, condução em vias expressas e rodovias, estratégias de segurança, frenagem e mudança de direção, conduta em curvas, pilotagem na chuva e à noite, deslocamento em grupo, adversidades, cuidados na condução de passageiros e direção defensiva.

“O novo Detran tem investido na aproximação com seus parceiros, com o intuito de atualizar e melhorar a formação dos condutores. Um dos nossos objetivos é produzir materiais de referência com foco na segurança viária, na cidadania e na educação”, diz Rosana Soares Néspoli, gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran.SP.

A iniciativa será coordenada pela Escola Pública de Trânsito do Detran.SP e pelo CETH, com o apoio do Sindicato das Auto Motoescolas de São Paulo, sem repasse de recursos públicos.