Publicidade

Os executivos da Intel Corporation afirmaram que a implementa‡Æo pendente de WiMAX, a inova‡Æo em andamento de sua popular tecnologia de processador Intel© Centrino© Duo para notebooks e o surgimento de uma nova categoria de dispositivos para conexÆo … Internet fomentarÆo uma nova era de computa‡Æo com conexÆo de banda larga sem fio a partir do pr¢ximo ano.

Sob o lema da computa‡Æo mais eficiente no consumo de energia, mais r pida e com dispositivos menores, os consumidores preferirÆo cada vez mais essa combina‡Æo de tecnologias para utilizar a Internet como entretenimento, neg¢cios e na personaliza‡Æo de conte£dos pesados para viagens.

“A Intel ‚, sem d£vida, a l¡der do mercado de notebooks atualmente, fornecendo aos consumidores o que eles desejam em termos de desempenho, dura‡Æo de bateria e uma experiˆncia online completa”, declarou David (Dadi) Perlmutter, vice-presidente sˆnior e gerente geral do Grupo de Mobilidade da Intel. “Os usu rios m¢veis possuem um apetite insaci vel e desejam mais mobilidade e conectividade, bem como toda a experiˆncia da Internet em seus dispositivos, que ficam menores a cada dia. A Intel suprir  esses desejos ao oferecer nossos mais recentes processadores de 45nm e a tecnologia WiMAX nos notebooks, bem como nos Dispositivos M¢veis Para a Internet (MIDs) em 2008, e tamb‚m com a utiliza‡Æo dessas tecnologias para levar a computa‡Æo de baixo custo e a experiˆncia da Internet para as comunidades e economias emergentes de todo o mundo”.

Perlmutter debateu como a Intel continua a fornecer processadores m¢veis avan‡ados baseados na inovadora tecnologia de sil¡cio High-K metal gate (Hi-k) que oferece eficiˆncia no consumo de energia para uma maior dura‡Æo da bateria, fundamental para os usu rios m¢veis. Ele demonstrou o que os usu rios podem esperar em termos de desempenho e de dura‡Æo da bateria quando a pr¢xima gera‡Æo da tecnologia de processador Centrino Duo for atualizada com o processador m¢vel de n£cleo duplo, Hi-k de 45nm da Intel, codinome Penryn. Perlmutter tamb‚m demonstrou a melhoria gr fica para os notebooks baseados na tecnologia Centrino Duo atualizada, ao revelar as tecnologias gr ficas avan‡adas utilizadas para melhorar a experiˆncia visual, especialmente com aplica‡äes baseadas no DirectX 10.

Publicidade

Com o lan‡amento previsto para o final de 2008, a tecnologia de processador Montevina, tamb‚m baseada no Penryn, ser  utilizada em todos os tipos de notebooks, desde os menores at‚ os de grande porte. Tamb‚m est  inclu¡do no Montevina o suporte para HD-DVD*/Blu-ray* para a pr¢xima gera‡Æo de fun‡äes de gerenciamento de dados e seguran‡a para o mercado empresarial. Montevina ser  a primeira tecnologia de processador Centrino da Intel a oferecer a op‡Æo das tecnologias wireless Wi-Fi e WiMAX integradas, para um melhor acesso … banda larga sem fio.

WiMAX m¢vel oferece velocidades multi-megabits, maior taxa de transferˆncia e um maior alcance, se comparada a outras alternativas de banda larga sem fio, o que ‚ crucial j  que os consumidores cada vez mais querem acessar conte£dos gerados pelos usu rios, v¡deos de alta defini‡Æo, m£sicas, fotos e outros arquivos pesados durante as viagens. Perlmutter demonstrou as capacidades de WiMAX m¢vel utilizando-se de trˆs ve¡culos que passeavam pelo meio do audit¢rio durante o Intel Developer Forum, incluindo um carro de golfe da Segway e uma scooter.

Perlmutter tamb‚m delineou como a utiliza‡Æo das novas tecnologias desenvolvidas para o baixo consumo de energia ajudar  a derrubar as barreiras de pre‡os, oferecendo solu‡äes de baixo custo.