Publicidade

Um estudo global da Fleishman-Hillard, em conjunto com a Harris Interactive, aponta que a internet é a ferramenta mais influente na decisão de compra de 66% dos consumidores. A web está à frente de conselhos de amigos e parentes (61%), e-mails (51%), jornais (43%), televisão (42%), mala direta (37%), revistas e rádio, empatados com 28%.

Sobre as redes sociais, 79% dos entrevistados dizem que, ao seguir alguma marca nestes sites, estão mais interessados em informações do que receber descontos, que é a preferência de 76% dos consumidores. Outros fatores que motivam esse comportamento são a possibilidade de obter informações exclusivas (73%), receber respostas positivas (69%) e compartilhar conteúdo em geral (67%).

O estudo também mostra que produtos relacionados a viagens e lazer são os mais buscados na internet (por 61% dos entrevistados). Os eletrônicos aparecem em seguida, com 52%. Na web, os sites de busca são as ferramentas mais utilizadas por 89% dos entrevistados ao procurarem informações sobre algum produto ou serviço. Já os portais de empresas são a preferência de 60% dos consumidores neste quesito, seguidos por sites de opinião (50%), portais de notícias (24%) e fóruns (24%).