Publicidade
Foto: Silvano Bellini

Foto: Silvano Bellini

Parab‚ns para Luciana Prado, a mudan‡a feita na Intruder 250 ficou uma beleza!. Quase nÆo d  para saber que moto ‚! Est  linda Luciana, parab‚ns!
Vilton – Recife, PE
Quem apostou na Intruder 250 acertou, mas quadro, p ra-lamas, tanque e muitas pe‡as foram feitos artesanalmente. Em breve vocˆ ter  a mat‚ria completa.

Marauder 800
Gostaria de algumas informa‡äes sobre a MARAUDER VZ800. Porque acabei de trocar uma Shadow VT 600 pela MARAUDER VZ800 Espero que eu tenha feito um bom neg¢cio.
Ronaldo – Osasco SP
Sim, vc fez um bom neg¢cio, ode ficar sossegado. Para saber um pouco sobre o motor da Marauder leia o teste da Boulevard 800, que ‚ da mesma fam¡lia.

Tensor
Fala grande Tite. Seguinte, outro dia li uma carta sobre esticadores (tensor) de corrente de comando, com regulagem autom tica ou manual, e hoje estava dando umas olhadas em umas fotos da hornet e notei que do lado direito, na base do cilindro, existe um aparato parecido com um regulador manual do esticador da corrente de comando. Pergunto-lhe, seria isso mesmo?! Em uma moto desse porte nÆo seria melhor um tensor autom tico?
julierme – bras¡lia
Vc est  vendo coisas, o tensor da Hornet ‚ autom tico!

Publicidade

Future
Primeiramente, gostaria de parabeniz -los pelo site motonline, pois ‚ dif¡cil encontrarmos sites exclusivamente de motos e com informa‡äes tÆo completas.Vejo que vocˆs fizeram algumas mat‚rias com motos Sundown, e gostaria de sugerir seja feito o teste com a FUTURE. Confesso que estou um pouco decepcionado com a moto. Esteticamente falando, ‚ uma scooter fant stica, pois suas linhas futuristas transcedem a todos os modelos j  vistos por aqui. Mas em se falando de qualidade e motoriza‡Æo, a Sundown, sinceramente, “pisou na bola”, pois a Future nÆo apresenta nenhum incetivo ao consumidor. Por se tratar de uma 125, nÆo ‚ admiss¡vel o fato de ser “empurrado” at‚ mesmo pelas 100 cc. NÆo h  qualquer compara‡Æo, em termos de desempenho, com rela‡Æo as 125 convencionais, eis que perde, e feio, em qualquer compara‡Æo feita. J  solicitei diversas vezes informa‡äes … Sundown e nÆo tive nenhuma resposta. E, nas suas autorizadas ningu‚m sabe dizer com certeza as especifica‡äes reais de velocidade, consumo e desempenho. Acho isso muito prejudicial a empresa, pois como admitir que a dona do projeto nÆo saiba tais informa‡äes? Por isso, gostaria de pedir a V.Sas. que realizassem o teste dessa scooter, pois s¢ assim saberemos os valores … ela pertencentes.
MATTHEUS – SÇO PAULO – SP
NÆo entendi: vc nunca pilotou a moto e acha ruim? O teste da Future est  previsto para breve.

Web
Adquiri recentemente uma moto Sundown Web Evo, ano modelo 2006. 1) A moto est  com 150 km rodados, e os adesivos estÆo se soltando. Pergunto para vc, grande Tite, se ‚ de praxe que os adesivos dessas motos nÆo venham envernizados por cima dos mesmos, o que certamente dificultaria que os mesmos se soltassem, se nÆo me engano nas motos da Honda e Yamaha os adesivos sÆo envernizados por cima. 2) Nas desacelera‡äes a moto est  dando “tiros”, na concession ria de minha cidade me deram uma explica‡Æo que gostaria de saber se ‚ verdade: Disseram que a moto est  equipada com “catalisador” e que os gases resultantes do mesmo ‚ que resultam nos “tiros”, e que nÆo h  solu‡Æo para os mesmos. Est  correto?
M rio – Navira¡-MS
Tamb‚m acho estranho que o adesivo venha por cima do verniz, normalmente d -se o inverso. Esses tiros nada tem a ver com catalisador, que ali s, nem sequer existe na web. Pode dar um pedala robinho na orelha desse mecƒnico! E pe‡a pra regular a mistura porque est  muito rica.

Shimmy
Gostaria de saber exatamente o que ‚ o “shimmy” e o que causa isso em uma moto. Tenho uma Hornet e dizem que ela ‚ muito propensa a esse tipo de coisa. O que fazer para amenizar ou evitar?
Wagner – Sao Paulo – SP
Use a ferramenta de busca para pesquisar sobre o shimmy. Para amenizar ‚ preciso manter pneus calibrados e novos, roda alinhada e balanceada e um bom amortecedor de dire‡Æo.

Praia
Tite, moro numa cidade praiana, onde ‚ comum haver ruas de areia e quando o tempo est  muito seco, certos trechos ficam com um areiÆo bem solto e fofo, os quais tenho dificuldade de transpor. A moto perde toda estabilidade, tendendo a escapar para os lados. J  vi outros motociclista passarem numa boa. Sabe me dizer uma t‚cnica boa para eu transpor com seguran‡a este tipo de solo? Detalhe, eu utilizo CG ou Bros nestes trajetos.
Josemar – Itanha‚m, SP
A melhor forma de passar nessas dunas de areia ‚ acelerando e manter o guidÆo reto. O resto a moto faz sozinha. Se frear na areia a moto descontrola.

Publicidade

Habilita‡Æo
Primo Tite Simäes, em rela‡Æo a carta do UbiratÆ Muniz da Silva – Bras¡lia/DF, sobre os testes de auto escola, e tb em rela‡Æo aos coment rios que vc fez, eu digo: UbiratÆ, saiba que o exame a¡ em Bras¡lia ‚ extremamente rigoroso viu! Sim, pq aqui em Guarulhos, nÆo tem nada de rampa, ou caixa de brita, ou costela de vaca. Basta APENAS fazer o 8 e o zig-zag em 4 cones. E Sà. E isso quem tira na ra‡a n‚, pq quem paga o quebra, ‚ s¢ fazer o 8. E em rela‡Æo a marca‡Æo da QUILOMETRAGEM (viu, vc tirou minha d£vida), agora que vc explicou a carta de um outro leitor a¡ que tentou me explicar ficou tudo mais claro.
Rodolfo – Guarulhos, SP

KR 211V
Tite, qual moto afinal ‚ a de Kenny Roberts Jr?  sabido que ‚ uma KR211V, mas o que vem a ser? Parceria com alguma montadora? O fofoqueiro do Macieira j  descobriu o que houve com a moto do Rossi? Ningu‚m fala nada por parte da Camel Yamaha, apenas que foi problema mecƒnico.
Osmar – Rio de Janeiro, RJ
Nada mais ‚ que uma Honda RC 211V com algumas mudan‡as no chassi, baseado no projeto da Proton desenvolvida por eles mesmos durante os £ltimos anos.

Cruz
Muito obrigada pela explica‡Æo, sobre a cruz nas motos Honda 150. Trabalhomos em uma par¢quia e tem aparecido diariamente diversas pessoas pedindo ben‡Æos para seus veiculos e equipamentos devido a este boato,que estava causando panico. NÆo sabiamos que atitude tomar devido ao fato de realmente existir uma pe‡a semelhante a uma cruz. Agrade‡o o esclarecimento, postado no site. Tomando conhecimento deste assunto podemos orientar melhor nossos irmÆos cristÆos.
Carol – tomazina PR
Finalmente um pouco de bom senso nesse mundo!

Misteriosa
hoje estava eu um simples mortal passando por uma movimentada avenida de Goiƒnia quando me deparo com uma moto, branca, mas nem um pouco parecida com a xtz 125, bem mais robusta, quando olho seu nome DTZ acho q 250cc, com o escapamento todo temperado linda de morrer a moto, pensando eu “porra a yamaha lan‡ou uma moto e ¤ avisa nada” vasculhando pela internet ¤ encontrei m*** nem uma sobre a tal moto por isso venho eu um simples mortal perguntar ao grande Tite, essa moto existe ou foi uma miragem?
Daryo – Goiƒnia Go
Provavelmente vc viu uma DT 200R!

Publicidade