Publicidade
Foto: Suzuki Intruder 125

Foto: Suzuki Intruder 125

Estive lendo o teste da Suzuki Intruder 125 de maio de 2006 e a resposta a carta de leitores do dia 08/06/2005; A sua posi‡Æo a respeito da versÆo mais nova dessa moto ‚ afinal de contas favor vel ou desfavor vel?. Essa ser  a minha primeira aquisi‡Æo, queria uma moto somente para me levar de casa para faculdade, faculdade trabalho, trabalho casa. Estou em d£vida entre a Intruder 125, YES 125 e Titan 150. Sou de Vit¢ria – ES.
Moacyr – Vit¢ria, ES
Essa hist¢ria da Intruder est  me enchendo! P“, entre as duas opiniäes tem UMA ANO DE DIFEREN€A, sÆo motos diferentes! A 2006/2007 tem mudan‡as no motor que deixaram melhor. Logo a opiniÆo do teste ‚ mais atual e a que vale! Entre no nosso F¢rum e pesquise com os donos destas motos o que eles dizem a respeito.

Aditivo
Tite, tenho uma Yamaha Fazer e, segundo o manual, devo abastecˆ-la com gasolina aditivada, por‚m, na minha cidade (interiorzÆo brabo!) os postos nÆo a vendem. Tenho abastecido com a comum, mas a motoca tem dado alguns tiros (baixos) no escapamento. Outro dia enchi o tanque e coloquei aquele aditivo (“x”, 40 ml) para motos e percebi que a moto melhorou significativamente, al‚m de ter parado com os “tiros”. Ser  que existe algum problema em utilizar frequentemente tal aditivo em vez da gasolina aditivada?
Sttenio – Bom Sucesso-MG
Òita mundÆo v‚io sem porteira! Sten, faz o seguinte, continue usando sim o aditivo, mas v  testando a porcentagem de forma a preservar seu bolso. Por exemplo, na pr¢xima vez coloque 30% e v  reduzindo at‚ sentir que a moto encontrou a porcentagem ideal.

Foto: Yamaha XT 660

Foto: Yamaha XT 660

Publicidade
Cƒmara
Tite, Acabei de ler nas cartas que vocˆ sempre anda com uma cƒmara aro 18 na mochila quando viaja com qualquer moto. Me explica mais, porque esse macete eu nÆo conhe‡o! NÆo entendi porque vocˆ retira o bico e nem porque vocˆ usa uma aro 18. D  pra quebrar o galho em qualquer moto com essa medida? E o bico? Vocˆ coloca na hora mesmo? Geralmente eu levo a cƒmara da medida exata do pneu traseiro da moto que eu estou viajando, e ainda levo com o bico. Acho que eu ainda tenho muito que aprender.
Daniel – SÆo Paulo – SP
Deixa explicar. Essas solu‡äes sÆo pra caso de emergˆncia. Uma emergˆncia se caracteriza por uma situa‡Æo na qual vc prioritariamente tem de se safar dela o mais r pido poss¡vel. Uma cƒmara de ar 18 polegadas em uma roda 17 nÆo ‚ correto, mas se for pra eu nÆo ficar na beira da Br-116 … noite cheia de manos em volta eu encho o pneu at‚ com capim seco! Emergˆncia nÆo ‚ hora de ficar pensando em detalhes. No meu caso raramente viajo com minha pr¢pria moto, entÆo uso uma cƒmara que serve pra um espectro maior de utiliza‡Æo, a 18 pode servir na roda 17.

Qual
Tite, oh nois aqui di novo! O Motonline tah detonando, meu amigo. Consegui arrastar varios amigos meus para serem frequentadores assiduos da pagina. Eles gostaram muitcho! Perguntinha proce: jah pilotou a BMW F650GS? Acha que a Vainamaha XT660R fica a desejar pra ela, apesar do nome que a primeira carrega? As motos da marca bavara sao muito caras, bicho!
Rogerio – Rio Branco, AC
Òita, ¢ia s¢, o meu amigo que mora na Terra do Nunca! Cara, BMW ‚ que nem Harley, vc nÆo compra apenas uma moto, mas tb um nome e um status. Eu jamais compraria uma F 650 porque nÆo vale o que se paga. Entre essas duas a XT 660 tem melhor rela‡Æo custo-benef¡cio.

Cores
Tite, devo dar os parab‚ns a Honda pela twister amarela, ficou muito linda, apesar de nÆo gostar da moto, deu at‚ vontade de pegar uma,agora a tornado amarela ficou feia,s¢ falta a falcon vim amarela pra completar a familia e a cor vermelha da XTZ 250 que eu vi na sua mat‚ria tamb‚m parece ser bonita, mas essa s¢ mˆs que vem, assim espero. As montadoras de motos deveriam abusar mais das cores fortes, combinam com clima quente do Brasil.
Ricardo – Maring  PR

Embreagem
Eu tenho 2 tanques da minha moto,1 pro dia a dia e outro pra rodar em pista, como manter o de pista sem enferrujar por dentro? Lembrando que nÆo tenho bocal e nem torneira reserva, entÆo se tiver que deixar com algum produto dentro tenho que tapar! Quando to parado no semaforo ou algo que precise sair rapido, acelero a moto a uns 8mil rpm e arranco queimando embreagem.‚ normal ela ranger? nÆo da pra falar o barulho,mas seria um nh‚‚‚‚mm (boa a descri‡Æo n‚) ‚ normal?da pra nÆ fazer? A moto ‚ uma Comet 250
Aldo – Espirito santo do pinhal sp
Cara, sua interpreta‡Æo de embreagem rangendo merece o Oscar. Pode trocar esses discos rapidinho. Pro tanto vc pode pulverizar com ¢leo fino em spray e depois abastecer normalmente pq esse ¢leo se dilui na gasolina e nÆo afeta o motor.

Publicidade

Pe‡a
queria saber se vc pode me ajudar a localizar a carenagem frontal da (yamaha) fazer 600cc, quero saber onde encontra e quanto custa.
JAMES – TASSO FRAGOSO – MA
James Dean, nÆo somos loja, logo nÆo sabemos pre‡o de nada. Mas vc encontra 1.800 lojas cadastradas em nosso site.

Qual
Gostaria de saber entre uma CBX 750 (Four ou Indy) e uma CBR 600 F, para rodar todo dia e fazer viagens fins de semana, qual seria a melhor escolha?
Gustavo – SÆo Gon‡alo, RJ
Gus, uma CBX 750 ‚ uma cl ssica e deve ser tratada como tal, tipo alguns passeios eventuais e viagens ocasionais. Pra usar no dia a dia uma CBR 600 ‚ melhor.

Bateria
Tite, Seguinte, minha CG t  com a bateria no fim. Ela nÆo segura mais carga. Tem algum problema de rodar com ela assim? Tem algo que eu possa fazer em casa pra consertar ela? S¢ trocando? Outra coisa. Os piscas pararam de funcionar, nÆo acende nem a luz no painel.  por causa da bateria, ou ‚ outro problema?
Leodinei – Farroupilha RS
Leo, bateria ‚ que nem pilha comum, quando acaba tem de jogar fora e colocar outra. NÆo tem conserto. E ela funciona como uma esp‚cie de retificador de corrente para o sistema el‚trico. Quando vc roda sem bateria ou com ela morta qualquer sobrecarga de energia se espalha pelo sistema el‚trico e queima lƒmpadas e at‚ o seu CDI que custa uma fortuna!

Iniciante
TiTe estou querendo come‡ar no motocross que moto vc me indicaria para come‡ar? XTZ 125, Bros 125, ou alguma outra nessa faixa d pre‡o tow precisando de um bom conselho p iniciar bem e naum ter problemas por ter comprado uma moto errada p iniciar ah e a cilindrada influencia p quem tah come‡ando?
Paulo – Eun polis-BA
Se quiser usar s¢ no cross nenhuma das duas, compra a nova CRF 230 que vem prontinha e ‚ muito mais m quina. Entre a XTZ e a Bros a Yamaha ‚ mais indicada porque tem roda dianteira 21 polegadas.

Publicidade

Falcon
tite vc jah deve ter pilotado falcon em estradas com asfalto em mal condi‡oes, eu tenho uma 2005 e sempre q saio quando pega aqueles desnivel de pista ou pequenos buracos rachaduras no asfalto, o guidao come‡a a tremer e quase toma a dire‡ao da moto da minha mao, gostaria de saber se vc tem conhecimento sobre o caso e sabe como evitar isso? eu acho q seja aquelas buxas de borracha q tem no guidao, cinco amigos q tem falcon tb reclamam o mesmo problema.
douglas – ceu azul pr
Primeiro verifique alinhamento e balanceamento de rodas. Depois o estado dos pneus, pq abaixo de 2mm de sulco a moto fica ingui vel. Depois a caixa de dire‡Æo. Aquelas buchas nÆo interferem nesse tipo de balan‡o.