Publicidade

minha d£vida ‚ sobre a Intruder 125, porque vejo muitas reclama‡äes sobre a vibra‡Æo do motor. Ser  que os modelos fabricados em 2006 trarÆo alguma melhoria?
Alfredo – Rio de Janeiro, RJ
NÆo sei, mas a Suzuki acaba de lan‡ar a linha 2007 da Intruder.

Hein?
Tite, tbm tou tentando acessar a lista de “paitrocinantes” mas num tou achando! s¢ qdo entra o banner deles no site. tem algum lugar centralizado? Grande Tite GTS (parece sigla de carro!). Seguinte: num outro teste a¡ falaram q a TW tem 19cv “na roda”, enquanto que a FZ tem 20cv “na roda” (acho q eram esses os n£meros). Minha pergunta ‚ a seguinte: e a Tornado, quantos cv tem “na roda”? pq vc testou a Toni e disse q ela ‚ mais esperta q a TW, mas o motor ‚ o mesmo com 24cv no virabrequim.
Mauricio – Jundiai SP
Piccolo, do que raios vc est  falando sobre “paitrocinador”? Qto …s potˆncias, releia as fichas t‚cnicas no site da Honda porque as potˆncias da TW e da Tornado nÆo sÆo iguais.

Gasto
Beleza Tite, estou com uma d£vida com rela‡Æo a amortecedores. Tenho uma XL ano 84, como eu sei se o amortecedor traseiro ainda presta. NÆo estou percebendo nada de anormal nela, mas pela idade da moto nÆo sei mais o que ‚ normal ou anormal!
Diogo – Belo Horizonte, MG
Sim, existe um dinam“metro de amortecedor nas concession rias. Mas vc pode usar o m‚todo olh“metro: aperte a traseira da moto e verifique se ela volta pra posi‡Æo original. Sem ficar molenga como um sapo bˆbado (a moto), est  com o amortecedor detonado.

Mentira
Ai Tio Tite blz. Tava vendo no site da sundown e l  tbem diz que a potencia da Max agora ‚ de 12,5cv sendo que antes era 10cv, parece que aumentou a potencia mesmo. E o seu gibi vai sair ou nÆo?
Joel – Guarapuava Pr
SUNDOWN HUNTER 12,5CV …SIM ELA TEM ESSA CAVALAGEM NO MODELO 2006 E O VENDEDOR NÇO ESTA MENTINDO NÇO . NO SITE DA SUNDOWN APARECE A FICHA TECNICA DELA COM 12,5 cv E ANTERIORMENTE ERA 10,5CV.ESSAS MELHORIAS NO MOTOR PODE TRAZER MAIOR ECONOMIA?
Amauri – santo andre sp
A mentira nÆo ‚ sobre a Sundown, mas sobre as outras marcas reduzirem a potˆncia das suas motos. Isso ‚ a mentira. E pode escrever em letra normal, por favor! Mas o mentiroso do vendedor falou que as outras marcas “diminu¡ram a potˆncia”, o que nÆo ‚ verdade, al‚m de extremamente anti-‚tico da parte dele.

Publicidade

Roubadas
O que vc acha de fazer uma mat‚ria sobre as motos mais visadas pelos “amigos do alheio”. Aqui em SP, infelizmente, a gente acaba levanto esse risco (muito) em conta. Ah e nÆo lembro onde li vc falando que recomenda para estrada/viagem motos de 250cc ou mais? EntÆo, quer dizer que para um redondo de 1,80, 110 Kg nÆo ficaria legal uma XTZzinha 125 para andar 100km na Dutra todo dia?
Sidrack – Sao Paulo SP
Essa estat¡stica j  existe, chama-se Abraciclo: basta ver quais as motos mais vendidas, sÆo tb as mais visadas. Tadinha dessa XTzinha!

Hein
Tio Tite, j  tinha visto isto aqui: http://www.sundownbike.com.br/bikes/pdfs/BoletimSundown01.pdf
Wagner – SÆo Paulo SP
Vi, mas nÆo entendi nada

Ai, ai
Gostaria de saber se d  para colocar uma lƒmpada mais potente no farol da Yamaha Fazer 250 (a de 35w ‚ muito fraca) e, se para tanto, tem de efetuar alguma altera‡Æo na parte el‚trica da moto. Tamb‚m gostaria de saber se d  para colocar um pneu mais grosso na traseira da Fazer 250, quais modifica‡äes teriam de ser feitas (provavelmente retirar o pequeno p ra-lamas que existe embaixo do banco), e qual o pneu mais largo que poderia ser utilizado.
Alexandre – Santo ¶ngelo
Alˆ, vc vem sempre aki? Acho que nÆo, porque j  respondemos essas duas perguntas trocentas vezes. Vc pode pegar as dicas das lƒmpadas no f¢rum do pessoal www.fazeronline.com.br. Pneu mais largo eu nÆo deixo vc colocar senÆo te mato.

Maus
Sou fa de carteirinha do site, no entanto ja fiz algumas perguntas e nenhuma foi respondida, mas ai vai: Tenho uma twister e quando vou esquentar a moto tenho que puxar o afogador e acelerar um pouco para ela pegar e quando paro por periodo superior a 40 minutos tenho que puxar novamente. Isso e normal, minha moto e ano 2003 e tem 10.000. Continue com essas reportagens legais.
Junior – itambacuri, mg
P“, JR, foi maus, mas sÆo 60 cartas por dia! Algumas escapam. D  uma olhadinha o que diz o Manual da sua moto sobre os procedimentos de acionamento do motor. Mas nÆo ‚ normal usar afogador como motor quente. Troque de fornecedor de gasolina (e de gasolina tb) pra testar. Quando uso Podium quase nem preciso acionar o afogador, nem de manhÆ. Agora que a gasolina tem menos  lcool os motores deveriam pegar mais f cil.

Publicidade

Tec
Tite! Tenho uma Biz/03 com 39.300km (!). J  faz alguns dias que o motor dela t  fazendo um barulho compassado, tipo “tec tec”. S¢ faz isso com a moto em movimento, tanto em 20km/h como em 60km/h. Sabe me dizer o que pode ser? At‚ hoje nunca foi necess rio trocar nada no motor, tenho certeza que chegou a hora!
Fernando – Francisco BeltrÆo – PR
Huuuuuuuummmm, tec-tec ‚ um ru¡do perigoso. Segundo nosso especialista em sonoridade mecƒnica, o maestro J£lio Carone, se o primeiro tec estiver em sol sustenido e o segundo em d¢ menor, com movimento andantino ma non troppo, pode ser grave, ou melhor, agudo! Sem sacanagem, Fer, nÆo d  pra julgar ru¡dos por escrito, mas com 40.000 km est  na hora de um ajuste geral, ao menos nas v lvulas e corrente de comando.

L¡ngua
Caro professor Tite, a expressÆo “EU PARTICULARMENTE” pode ser usada, de acordo com as normas cultas da l¡ngua portuguesa? nÆo incorre em redundƒncia? a NEO custando $4980 e a Biz com partida el‚trica custando $6200, qual vc acha que tem um CUSTO-BENEFÖCIO melhor?
Victor – Fpolis
Eu escrevi isso??? Vic, leia o que escrevi em um artigo: “Um v¡cio de linguagem que est  na moda ‚ o insuport vel “eu, particularmente”. Os comentaristas da TV adoram usar este s¡mbolo m ximo da hipocrisia, j  que pressupäe a existˆncia de v rios “eus”. Por exemplo, o “eu coletivo”, que emite uma opiniÆo na frente dos outros e o “eu particular”, que tem uma segunda opiniÆo quando est  “num particular”. Esta manifesta‡Æo de personalidade de plan ria j  contaminou v rias pessoas, inclusive os entrevistados. Parece uma pandemia de esquizofrenia psic¢tica que leva as pessoas a desenvolverem v rias personalidades, uma para cada ocasiÆo, como se trocassem de roupas. Todo eu s¢ pode ser particular, senÆo torna-se imediatamente “n¢s”. Quanto ao custo-benef¡cio, onde vc achou uma Neo a esse pre‡o??? Karaka, tem mais? SÆo conceitos diferentes Vic, depois que eu fui pra Santos de Bizinha (com a esposa na garupa) cheguei a conclusÆo que ‚ uma motoneta com porte de moto, al‚m de ter liquidez imediata. NÆo acredito que uma Neo faria a mesma viagem com tanta facilidade, nem teria um bom valor de revenda. Vc esqueceu da Sundown Web Plus, que ‚ uma op‡Æo interessante no quesito custo-benef¡cio.