Ipea divulga nesta segunda (20) Sensor Econômico em São Paulo

Indicador será apresentado pelo presidente do Ipea, Marcio Pochmann, no Gabinete Regional da Presidência da República, em São Paulo.

Sensor aponta que a confiança do setor produtivo é a melhor desde o início da crise

O Ipea apresenta nesta segunda-feira (20), às 10h, seu sexto Sensor Econômico. Referente ao mês de junho, o indicador aponta uma maior confiança na recuperação da economia brasileira nos próximos 12 meses. Segundo o Sensor, melhoram as expectativas em relação ao desempenho da indústria e agropecuária, além das contas nacionais.

Lançado em fevereiro deste ano com o objetivo de captar, mensalmente, as expectativas econômicas e sociais do setor produtivo brasileiro, o Sensor funciona como uma espécie de termômetro. O indicador reflete as perspectivas de 115 entidades ligadas à indústria, agropecuária, serviços e comércio, e aos trabalhadores – representantes de 80% do PIB nacional – para a economia nacional. As consultas com essas entidades são realizadas em todo o Brasil.

Metodologia – Para compor o Sensor Econômico, são enviados, na segunda semana de cada mês, questionários contendo 24 perguntas objetivas. Cada uma das 24 questões apresenta cinco cenários possíveis: a resposta mais otimista vale 100 pontos; a confiante 50 pontos; a intermediária zero ponto; a adversa -50 pontos; e a mais pessimista -100 pontos. A soma das pontuações por questão, dividida pelo número de respondentes, indica o cenário médio esperado pelo setor produtivo para os próximos 12 meses.

A soma das questões forma blocos chamados Temas, que apontam para a expectativa do setor produtivo em aspectos como contas nacionais, parâmetros econômicos, empresas do setor e aspectos sociais. Por fim, a soma ponderada desses quatro aspectos resume o ânimo do setor produtivo para o ano. Ou seja, informa o valor do Sensor Ipea.

Sensor Econômico : Dia: 20/07, segunda-feira, às 10h
Local: Gabinete Regional da Presidência da República, em São Paulo,
Av. Paulista, 2.163 – 17º andar – Bela Vista – (Prédio do Banco do Brasil – esquina com Rua Augusta)

Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – WWW.ipea.gov.br

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.