Publicidade

O Ipem-SP realiza a inédita “Operação Estrada Segura” para verificar caminhões, ônibus escolares e coletivos de passageiros, nesta segunda-feira 21/06, até 13h00.

Pela primeira vez em todo o País, veículos que transportam produtos perigosos, ônibus escolares e coletivos de passageiros com finas de placa 2, 3, 4 e 5 serão inspecionados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual.

A blitz será realizada, das 8h30 às 13h, na Rodovia dos Imigrantes, km 28, Sul, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo.

O objetivo da operação é fiscalizar a verificação, que é obrigatória, dos cronotacógrafos (a caixa preta dos veículos que registra velocidade, distância percorrida e pontos de parada, dentre outros), para prevenir acidentes. Os veículos devem possui o Certificado de Verificação Metrológica, que garante que o instrumento foi inspecionado antes de trafegar.

Publicidade

Veículos-tanque que transportam produtos perigosos tiveram prazo até agosto de 2009 para conseguir o documento, já os ônibus escolares tiveram até fevereiro de 2010 para obtê-lo. Coletivos de passageiros tiveram prazo encerrado este ano, conforme os finais das placas: 2 (fevereiro); 3 (março); 4 (abril) e 5 (maio).

Cronotacógrafo
O cronotacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias. Com os dados emitidos pelo equipamento é possível confirmar, dentre outros dados, distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção.

O modelo do aparelho deve ser aprovado pelo Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), por isso, o primeiro passo é passar por uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo órgão para lacrar o instrumento. Em seguida, o veículo precisa passar por ensaios em um posto autorizado pelo Inmetro para saber se atende aos requisitos previstos no regulamento. O posto emite um relatório que é encaminhado ao Ipem-SP junto com os discos do cronotacógrafo para realização de ensaios metrológicos. No caso de aprovação, é emitido o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: [email protected].

Publicidade

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.