Publicidade

Uso do CartÆo Ipiranga Carbono Zero pelo consumidor permite a neutraliza‡Æo do carbono emitido pelo seu ve¡culo; essa inova‡Æo mundial tem custo zero para os clientes e j  est  dispon¡vel

A Ipiranga est  lan‡ando uma inova‡Æo mundial: o CartÆo Ipiranga Carbono Zero. Nenhuma outra grande empresa de petr¢leo no mundo disponibiliza aos seus clientes a possibilidade de neutralizar as emissäes de carbono causadas pelo consumo de seus produtos, sem cobrar nada mais por isso.

O estilo de vida est  mudando e muitas pessoas querem assumir a responsabilidade ambiental pelos seus h bitos. Assim como reciclam lixo e poupam  gua, elas querem um combust¡vel limpo.

Muitos clientes estÆo dispostos a pagar mais por produtos respons veis ambientalmente. Com o CartÆo Ipiranga Carbono Zero, ‚ poss¡vel fazer sua parte sem precisar pagar mais. O combust¡vel custa o mesmo pre‡o e a anuidade do cartÆo ‚ zero, por toda a vida.

Publicidade

Todo o programa de neutraliza‡Æo do carbono ‚ referendado por entidades de alta credibilidade. Os dados usados no c lculo das emissäes sÆo da ANP (Agˆncia Nacional de Petr¢leo) e os cr‚ditos em florestas serÆo validados por uma empresa de auditoria de renome internacional.

O plantio de  rvores e a compra de cr‚ditos de carbono sempre serÆo feitos antes da venda do combust¡vel. Como demonstra‡Æo desta preocupa‡Æo, estamos adquirindo um volume inicial de 5.000 toneladas de cr‚ditos de carbono da empresa MaxAmbiental, que serÆo auditados pela empresa SGS. O sucesso do cartÆo permitir  investirmos cada vez mais em neutraliza‡Æo das emissäes de carbono.

As propostas para solicita‡Æo do cartÆo estÆo dispon¡veis na rede de postos e por meio da Internet (www.ipiranga.com.br) desde 26 de agosto.

Veja abaixo mais detalhes dessa iniciativa:

Publicidade

O que ‚ o novo cartÆo da Ipiranga?
O CartÆo Ipiranga Carbono Zero ‚ um meio de pagamento que permite ao cliente Ipiranga abastecer o ve¡culo com a certeza de nÆo aumentar a quantidade de part¡culas de g s carb“nico na atmosfera, o principal g s que causa o efeito estufa. Pagando com o cartÆo Carbono Zero, todo carbono que vier a ser emitido pelo ve¡culo ser  capturado pelo plantio de  rvores e/ou por outras iniciativas de compensa‡Æo ambiental.

Como funciona ?
 um cartÆo de cr‚dito, bandeira Mastercard, no qual uma parte do valor gasto na compra de combust¡vel na rede Ipiranga ‚ direcionado a investimentos em programas de neutraliza‡Æo de carbono. Isto permite que todo o carbono emitido pelo consumo deste combust¡vel seja neutralizado. O consumidor nÆo paga nada a mais por isso.

Como garantir que o cartÆo de fato neutraliza as emissäes e como acompanhar o que vem sendo feito?
Todas as iniciativas do programa sÆo referendadas por entidades de alta credibilidade. Os dados usados no c lculo das emissäes sÆo da ANP e os cr‚ditos em florestas serÆo validados por uma empresa de auditoria de renome internacional. Na comunica‡Æo, informaremos atrav‚s de nosso site e da publica‡Æo de balan‡os peri¢dicos, todas as a‡äes desenvolvidas para neutralizar as emissäes associadas ao consumo de combust¡vel do CartÆo, tornando p£blicas todas as medidas tomadas. Al‚m disso estaremos sempre adiantados na gera‡Æo/aquisi‡Æo de cr‚ditos de carbono, nÆo esperando o consumo de combust¡vel de fato, mas se antecipando a ele. Com transparˆncia e isen‡Æo, estamos preparados para oferecer um programa confi vel e efetivo, como requer uma a‡Æo desta dimensÆo na  rea ambiental.

Quanto a Ipiranga est  investindo nessa iniciativa?
Para o lan‡amento do cartÆo, estamos investindo R$ 6 milhäes, entre aquisi‡Æo de cr‚ditos de carbono e comunica‡Æo ao p£blico. Esperamos investir muito mais em novos cr‚ditos, … medida que crescer a base de clientes do cartÆo.

Publicidade

Como a Ipiranga calcular  as emissäes dos ve¡culos de cada usu rio do cartÆo?
A apura‡Æo se dar  em rela‡Æo ao volume de combust¡vel adquirido na rede de postos Ipiranga com o CartÆo Ipiranga Carbono Zero. Ao final de cada mˆs a Ipiranga far  a apura‡Æo do valor total gasto pelos clientes, considerando que 100% deste valor se refere … compra de combust¡vel. A partir disto, faremos estimativas das emissäes totais, transformando os valores financeiros das compras em litros de combust¡veis de uso urbano, e calculando as emissäes de g s carb“nico como se houvesse queima ideal. Os valores serÆo apurados mensalmente, e indicarÆo a quantidade (em toneladas) de g s carb“nico a serem neutralizadas.

Al‚m da iniciativa de neutraliza‡Æo atrav‚s do CartÆo Ipiranga Carbono Zero, que outras a‡äes a Ipiranga tem tomado com rela‡Æo ao tema meio ambiente / sustentabilidade?
A Ipiranga investiu nos £ltimos cinco anos mais de 200 milhäes de reais em sustentabilidade ambiental. H  muito tempo incorporou o conceito de sustentabilidade aos seus valores. Prova disso ‚ seu pioneirismo no abastecimento de GNV, tendo inaugurado o primeiro posto do pa¡s em 1991. Em 1998, era de administra‡Æo Ipiranga a primeira base de distribui‡Æo de combust¡veis certificada pela norma internacional de gestÆo ambiental ISO 14.001, em toda a Am‚rica Latina. Atualmente, praticamente todas as unidades operacionais da empresa sÆo atendidas por um programa pr¢prio de gestÆo ambiental. Na  rea de clientes, desenvolvemos um lubrificante para o setor sucroalcooleiro que ‚ biodegrad vel, e utilizamos lubrificantes a granel nos postos de revenda, minimizando o uso de embalagens fracionadas. Aos clientes revendedores tamb‚m sÆo oferecidos treinamentos sobre seguran‡a e prote‡Æo ambiental, e disponibilizados manuais detalhados de opera‡Æo, manuten‡Æo e atendimento a emergˆncias.