Publicidade

A parceria entre o Instituto e o CESVI, que já existia para certificação, agora também se amplia com a realização de cursos para gestão de oficinas. Novos treinamentos têm início neste mês

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação especializado no setor automotivo, lança em março, em parceria com o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), sete cursos voltados aos profissionais da área da reparação automotiva, retíficas e centros automotivos. O pacote complementa a grade de cursos oferecidos pelas entidades – em 2008 o IQA registrou crescimento de 51% no número de treinamentos realizados e aumento de 20% no número de participantes em relação a 2007.

A série de cursos foca técnicas de gestão utilizadas em administração de empresas do segmento, com temas que abordam controle de reclamações, atendimento, planejamento e controle de estoque, conhecimento de equipamentos e ferramentas, entre outros. “Havia grande procura, e pouca oferta, por cursos sobre gestão, então o pacote IQA-CESVI vem suprir esta carência do mercado, com professores extremamente qualificados e um excelente conteúdo”, ressalta o engenheiro Mário Guitti, superintendente do IQA.

De acordo com Guitti, as aulas mostrarão como criar e manter processos de melhoria contínua, detectar pontos deficientes na empresa, aprimorar o atendimento, valorizar o cliente, manter boas instalações, entre outros. “Todos são pontos avaliados em uma certificação IQA-CESVI, por exemplo. Mas, mesmo se a empresa ainda não for certificada, estes cursos poderão tornar os processos mais robustos e com melhor qualidade”, afirma. As empresas certificadas também se beneficiam da grade, pois o conteúdo ajuda no processo de melhoria contínua, quesito exigido na certificação.

Publicidade

Desde o início de 2008 o IQA e o CESVI firmaram parceria para unificar o Certificado IQA com a classificação CESVI. “Ampliamos o leque desta parceria para oferecer ao mercado treinamentos completos na área de gestão de oficinas, que unem as técnicas e conhecimentos das duas entidades no setor automotivo”, destaca Sérgio Ricardo Fabiano, superintendente de Negócios do CESVI BRASIL.

Os cursos vão até novembro e serão ministrados por diversos especialistas, destacando: Edson Barbosa de Souza, que possui mais de 10 anos de experiência na coordenação de projetos de certificação em diversas normas de sistema de gestão da qualidade; e Luis Carone, que tem mais de 10 anos de experiência na área da qualidade e é professor de Propaganda e Marketing do Curso de Pós-Graduação em Administração Automotiva da FEI / IECA e consultor especializado em empresas de reparação, reposição e vendas do mercado automotivo.

“Os cursos não só trarão informações preciosas para uma boa gestão, mas vão mostrar como aplicar as ferramentas e colher resultados”, destaca Sérgio Ricardo Fabiano.

Todos os cursos serão realizados das 8h às 17h, no CESVI BRASIL (av. Amador Aguiar, 700 – City Empresarial Jaraguá, São Paulo. Pabx: 11 3948-4800 – Fax: 11 3948-4848). Os participantes poderão contar com transporte gratuito da Praça da República até o local. O veículo com identificação do CESVI BRASIL ficará estacionado na rua Joaquim Gustavo (em frente à uma agência do banco Itaú), com partida às 8h, retornando no final da tarde. Informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo telefone (11) 5533-4545 ou e-mail [email protected]. Confira a programação:

Publicidade

Atendimento, Controle de Reclamações e Ações Corretivas- Dias 18 de março e 15 de julho – o curso mostra como assegurar uma gestão com foco no cliente, abordando as necessidades e expectativas dos clientes que reclamam e dirigindo estas reclamações para a melhoria de processos e produtos. Com o instrutor Edson Barbosa de Souza.

Conhecendo Equipamentos e Ferramentas – Dias 25 de março e 20 de agosto – oferece informações sobre equipamentos e ferramentas na área de reparação automotiva, além das formas de manutenção.

Planejamento e Controle de Estoque – Dias 15 de abril e 16 de setembro – o curso irá discutir as vantagens e desvantagens de se ter estoque e como organizá-lo, para que a realização do atendimento ao cliente não seja afetado pela falta de uma peça. Com Edson Barbosa de Souza.

Gestão de Pessoas – Dias 13 de maio e 21 de outubro – as aulas ensinam sobre os conhecimentos básicos e técnicas mais utilizadas em gerenciamento de empresas do segmento de reparação automotiva. Com Luis Carone.

Publicidade

Padronização das Instalações – Dias 20 de maio e 18 de novembro – oferece informações sobre as instalações necessárias nas empresas e as ações de manutenção. Com Luis Carone.

Princípios da Qualidade – Dias 17 de junho e 25 de novembro – o curso aborda a importância da qualidade e mostra como aplicar os conceitos adquiridos no trabalho. Com Edson Barbosa de Souza.

Separação de Resíduos e Aspectos Ambientais – Dias 24 de junho e 9 de novembro – as aulas vão esclarecer questões sobre a legislação ambiental obrigatória e as ações necessárias e desejáveis para atividades e materiais que causa impacto ambiental em serviços de reparação automotiva. Com Luis Carone.