Publicidade

O projeto de banir o cigarro dos pubs e restaurantes da Irlanda pode provocar controv‚rsias entre os irlandeses, mas suas agˆncias oficiais de turismo dizem que ser  um ponto importante a ser vendido aos visitantes.

A proibi‡Æo, que deve virar lei experimentalmente em mar‡o, tornar  a Irlanda o primeiro pa¡s europeu a colocar o fumo fora da lei em todos os lugares onde existam pessoas trabalhando – incluindo os seus mais de 10.000 pubs. A lei, que se espelha em restri‡äes semelhantes impostas a Nova York, provocar  provavelmente o desafio legal dos propriet rios de pubs, que dizem que perderÆo clientela, uma vez que mais de cinqenta por cento de seus fregueses fumam. Hot‚is e pousadas j  obtiveram dispensa de cumpri-la.

Mas a Dublin Tourism, a agˆncia que promove visitas … capital, prevˆ crescimento tur¡stico ligado … san‡Æo ao fumo. E estabeleceu o slogan “Dublin: Um H lito de Ar Fresco” como uma das primeiras campanhas do ano. “Acima de outras considera‡äes, estou certo de que muitos turistas virÆo a Irlanda por causa da proibi‡Æo ao fumo. As pessoas acharÆo ¢tima a oportunidade de visita uma cidade livre do fumo”, diz Frank Magee, chefe executivo da of Dublin Tourism
Paul OïToole, chefe executivo da Tourism Ireland, que vende a imagem do pa¡s no exterior, acha que a proibi‡Æo ser  um argumento de marketing muito forte nos Estados Unidos e na Europa continental. “Tenho certeza de que o mercado americano, onde a cultura anti-fumo prevalece, aceitar  largamente a proibi‡Æo. Mas, em muitas partes da Europa, isto nÆo ser  visto como um destaque”, diz O’Toole.

O turismo exerce um papel significativo na economia irlandesa, particularmente no oeste rural, com seus maravilhosos cen rios campestres. A Irlanda, que tem uma popula‡Æo de 3,9 milhäes de pessoas, atraiu mais de 6 milhäes de turistas no ano passado.

Publicidade