Publicidade

Frii tem custo baixo para ser produzida

Com design inovador e feita toda de plástico reciclado, o israelense Dror Peleg criou a “Frii”, uma bicicleta alinhadíssima com as boas práticas a favor da preservação ambiental e do uso sustentável dos recursos. Estudante da Academia de Arte e Design Bezalel, em Israel, Peleg resolveu inovar utilizando plástico reciclado para criar sua bicicleta. Como designer, valorizou a estética do objeto, mas a criação também conta com outros dois aspectos de importância: resistência e baixo custo.

A “Frii” foi projetada para adultos, mas devido à sua estética diferenciada, pode até ser confundida com um brinquedo. Outro aspecto positivo dela é o baixo custo de produção. Como a bike é inteiramente feita de plástico reciclado – com exceção dos pneus – a tecnologia de produção se torna mais acessível, possibilitando às indústrias locais a sua fabricação.

Para garantir a resistência da bicicleta sustentável, Dror Peleg fez uso da tecnologia de material injetável: uma armação de plástico é colocada em um molde e depois preenchida com o material reciclado. As rodas têm aro de 20 polegadas e garfo curto. O selim é moldável ao peso do ciclista. Na bicicleta “Frii” não há o sistema de freios tradicional. Para frear, são utilizados os pedais. Como as rodas giram na direção dos pedais, quando eles são girados para trás, desempenham a função do freio. A bicicleta “Frii” ainda não está sendo comercializada.

Publicidade