Publicidade

O munic¡pio de Itapevi recebeu, nesta quinta-feira (30), um novo biciclet rio, com capacidade para 70 bicicletas.

A obra, entregue pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, por interm‚dio da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), faz parte da estrat‚gia do governo do Estado de SÆo Paulo de disseminar esses estacionamentos na capital e grande SÆo Paulo.

“Implantar biciclet rios junto …s esta‡äes da CPTM ‚ possibilitar a conexÆo de dois sistemas de transportes limpos, que nÆo agridem o meio ambiente”, afirmou o diretor de Planejamento, Alberto Epifani, que representou o secret rio Jos‚ Luiz Portella e o presidente da CPTM, µlvaro Armond. “A bicicleta ‚ um grande ganho para a popula‡Æo, pois ‚ um meio de transporte de baixo custo. J  percorremos v rios caminhos, como criar ciclovias, mas nÆo h  como estimular esse meio de locomo‡Æo se nÆo oferecermos espa‡os seguros, como esse, para guardar o equipamento”, completou.

Durante o evento, que contou com a presen‡a de representantes do grupo Prociclista, da Prefeitura de SÆo Paulo, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, e da sociedade civil, houve apresenta‡Æo dos “bikers” S‚rgio Ricardo Balu e Luiz dos Santos Arroz, ao som dos DJïs Dament, Robert e MC MVS, o Marcus.

Publicidade

Localizado ao lado da Esta‡Æo Itapevi, o biciclet rio possui uma  rea de 50 mý, com piso de concreto, cobertura e seguran‡a para controlar os acessos e preservar as bicicletas ali depositadas. Totalmente gratuito, funcionar  das 6 …s 21 horas. A id‚ia ‚ estimular o usu rio a se locomover de bicicleta at‚ a esta‡Æo, de onde partir  de trem para o trabalho, escola ou outros destinos.

Esse ‚ o segundo biciclet rio administrado pela CPTM, inaugurado neste ano. O primeiro, na Esta‡Æo Pinheiros, foi entregue em maio. A companhia continuar  a revitalizar espa‡os desse tipo j  existentes e construir novas  reas, ao longo de sua rede de 83 esta‡äes comerciais, que atendem 22 munic¡pios. As novas unidades seguirÆo o mesmo padrÆo visual e de funcionamento.

Programa Ciclista CidadÆo – Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Transportes Metropolitanos lan‡ou a campanha Ciclista CidadÆo, a qual permite o acesso de ciclistas aos trens da CPTM e Metr“, aos s bados, das 15 …s 20 horas, e aos domingos e feriados, das 7 …s 20 horas, com embarque sempre no £ltimo carro das composi‡äes.

Desde o lan‡amento da campanha at‚ o dia 26 de agosto, a CPTM registrou cerca de 8,5 mil embarques com bicicletas nas seis linhas do sistema. Liderando o ranking, est  a Linha F (Br s-Calmon Viana), com quase 2,4 mil acessos, seguida da Linha E (Luz-Estudantes), que tamb‚m serve a zona leste da capital, com 1,7 mil entradas de ciclistas.

Publicidade

A medida visa incentivar o uso desse meio de transporte, que a exemplo do trem, nÆo polui. Al‚m disso, a bicicleta tem baixo custo e favorece o acesso da popula‡Æo a equipamentos de lazer, sa£de, educa‡Æo e servi‡os.

Moderniza‡Æo da Linha B (Julio Prestes-Itapevi)

O Governo do Estado de SÆo Paulo vai investir, at‚ 2010, cerca de R$ 285 milhäes em obras de moderniza‡Æo e infra-estrutura na Linha B, da CPTM, por interm‚dio da Secretaria de Transportes Metropolitanos.

As obras consistem em readequa‡Æo de p tios e oficinas, veda‡Æo de faixa patrimonial (muros), moderniza‡Æo de via permanente, sinaliza‡Æo, telecomunica‡äes, sistemas de energia e rede a‚rea, al‚m de interven‡äes em 13 esta‡äes.

Publicidade

A Linha B compreende 41,5 km de via, com 20 esta‡äes de J£lio-Prestes a Itapevi, e mais 4 paradas na extensÆo at‚ Amador Bueno. Entre os benef¡cios que as obras proporcionarÆo estÆo a redu‡Æo de intervalo entre trens para 5 minutos e aumento da M‚dia de Usu rios Di ria (MDU) para 422 mil (atualmente o intervalo ‚ de 7 a 9 minutos nos hor rios de pico e a MDU ‚ de 334 mil).

SERVI€O: Esta‡Æo Itapevi / Local: R. Pires de Oliveira, 51 – Centro / Hor rio de funcionamento: das 6h …s 21h
N£mero de vagas: 70 / Uso gratuito – necess rio cadastramento, realizado na hora, no pr¢prio local.