Forum_Abraciclo_16_04

IV Fórum Abraciclo: inscrições abertas

As inscrições para a quarta edição do Fórum Abraciclo – Mobilidade & Segurança em Duas Rodas, promovido pela ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, já estão abertas no site da entidade. O evento, a ser realizado no dia 16 de maio, a partir das 8h30, no Renaissance Sao Paulo Hotel, irá contar com a participação de especialistas do Brasil e de outros países.

“A quarta edição ocorre em momento especial, em que as bicicletas e motocicletas ganham espaço na mídia e junto à opinião pública, posicionando-se como opções flexíveis, práticas, ágeis e mais econômicas para a mobilidade, diante das crescentes dificuldades de tráfico nas médias e grandes cidades brasileiras. Todavia, é preciso buscar a circulação segura dos veículos de duas rodas, alinhada aos objetivos de um trânsito cada vez mais pacífico, com condutores e pedestres conscientes sobre a prática da tolerância, do respeito e da cooperação nas vias públicas”, comenta José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.

Palestra Internacional
Ramón Ledesma Muñiz, do Departamento de Trânsito da Espanha, tem sido responsável pela regulação e gestão do tráfego de motocicletas na Espanha. Muñiz irá apresentar a atual situação dos veículos de duas rodas na Espanha, como é feito o processo de habilitação de motociclistas, as ações implementadas para reduzir as ocorrências com ciclistas e motociclistas e como funciona a fiscalização nas vias das médias e grandes cidades do país.

Bicicleta – Um Movimento Seguro
O aumento do uso da bicicleta e as ações para garantir sua mobilidade com segurança serão discutidos no primeiro painel do dia. Com mediação da jornalista Renata Falzoni, o debate contará com a presença de Felipe Aragonez, diretor do Instituto CicloBR, Nabil Bonduki, vereador da cidade de São Paulo, Paulo Saldiva, pesquisador e professor da USP e Willian Cruz, presidente da ONG Vá de Bike!.

Brasil Busca a Segurança em Duas Rodas
Com mediação do jornalista Geraldo Simões, o painel prevê a discussão de ações do governo voltadas a segurança dos motociclistas e conta com a participação de Cezar Augusto de S. Oliveira, presidente do Carpe Dien Moto Clube, de São Paulo, Hugo Leal, deputado federal, e Samuel Ometto, coordenador de atendimento por motocicletas URAM/SAMU.

Duas rodas – Movimento que Cresce
Último painel do dia apresenta as perspectivas de crescimento da mobilidade urbana em duas rodas. Daniel Annenberg, presidente do Detran-SP, Marcelo Araújo, presidente da Comissão de Trânsito e Transporte da OAB/PR e Maria Cristina Hoffmann, coordenadora geral de qualificação do fator humano no trânsito irão analisar a convivência com segurança no novo perfil de trânsito urbano. O jornalista Roberto Agresti fará a mediação.

Na quarta edição, a Abraciclo espera superar o número das edições anteriores e receber cerca de 200 participantes. O Fórum Abraciclo é dirigido à imprensa, autoridades, universitários e entidades do setor de Duas Rodas, com foco na mobilidade e segurança dos veículos no trânsito. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.

Serviço IV Fórum Abraciclo – Mobilidade & Segurança em Duas Rodas
Data: 16 de maio
Horário: das 08h30 às 16h30Local: Renaissance Sao Paulo Hotel
Endereço: Rua Haddock Lobo, nº 746 – Jardim Paulista
Inscrições: www.abraciclo.com.br