Publicidade
Foto: José Hélio, piloto patrocinado pela Honda, representa o Brasil no Rally Dakar

Foto: José Hélio, piloto patrocinado pela Honda, representa o Brasil no Rally Dakar

Brasileiro cuida dos últimos detalhes para a prova que tem largada no dia 3 de janeiro; Vistoria será realizada nesta quarta-feira (31)

Mesmo antes do início do Rally Dakar, José Hélio pode considerar dado o primeiro passo nesta importante missão que abre a temporada 2009. Isto porque, em comboio com outros competidores brasileiros, ele enfrentou cerca de 50 horas de estrada até chegar a Buenos Aires, na Argentina, local escolhido para a largada da competição no dia 3 de janeiro. O piloto, que deixou o país no último sábado, chegou ontem à capital argentina e agora aguarda o início das vistorias técnicas nesta quarta-feira (31).

Enquanto espera para passar pela vistoria com a motoci cleta Honda CRF 450X, o tetracampeão do Rally Internacional dos Sertões aproveita para fazer acertos importantes e entrar no clima da competição. Ele está hospedado na Cidade Universitária. “Já montamos todo o acampamento e estamos terminando de descarregar os equipamentos. A minha vistoria está marcada para amanhã e, por isso, estamos acertando os últimos detalhes”, comentou.

Publicidade

O brasileiro destacou que, apesar de longa e cansativa, a viagem foi tranqüila. Agora, o momento é de também recarregar as baterias. “Esta é a fase dos preparativos finais. A grande movimentação aqui já está começando. Os primeiros carros também começaram a aparecer. Temos ainda mais quatro dias até a largada para nos prepararmos.”

As vistorias técnicas serão realizadas no “La Rural”, local que irá abrigar o centro de operações do Dakar na capital argentina. Além disso, estes dias prometem uma grande interação com o público, que poderá acompanhar a movimentação dos pilotos, exposição dos veículos, sessões de autógrafos e jogos. A edição 2009 do Rally Dakar, realizado pela primeira vez na América do Sul, contará com 530 competidores. Até o dia 17 de janeiro, data programada para a chegada também em Buenos Aires, as equipes terão de percorrer 9500 quilômetros de trilhas, com 5650 quilômetros de especiais.

José Hélio terá de enfrentar adversários de peso vindos de vários países, como o espanhol Marc Coma e o francês Cyril Despres, que disputaram o Rally dos Sertões 2008 – quando o brasileiro garantiu o quarto título da competição entre as motos. O paulista conta com o patrocínio da Honda do Brasil, ASW e Flash Power e está inscrito na categoria 450 Extreme.