Publicidade

Jean Azevedo é penta no Rally dos Sertões

Goiƒnia (GO) – Jean Azevedo, piloto de moto da Equipe Petrobras Lubrax, conquistou hoje o pentacampeonato do Rally dos Sertäes 2005, sagrando-se o primeiro piloto brasileiro a vencer em uma etapa do Campeonato Mundial de Motos.

“Sem d£vida, esta vit¢ria teve um gostinho muito especial pois conquistei o t¡tulo entre os principais pilotos do meu pa¡s e tamb‚m de grandes profissionais estrangeiros”, afirmou Jean Azevedo.

O piloto, de 31 anos, conseguiu se igualar ao irmÆo Andr‚ Azevedo, recordista de vit¢rias no Rally dos Sertäes: cinco. Com este resultado, Jean tamb‚m ‚ considerado o piloto com mais conquistas em duas rodas na maior prova off road da Am‚rica Latina. Logo no in¡cio da competi‡Æo, ao perceber a grande diferen‡a de tempo com o segundo colocado, Jean seguiu a estrat‚gia de manter a vantagem sem a preocupa‡Æo de vencer todas as etapas do rali. “Tive que manter a calma e nÆo me arriscar em algum acidente ou com a quebra de algum equipamento”, explicou.

Publicidade

Jean Azevedo ficou emocionado e surpreso ao ver sua fam¡lia na rampa de chegada. Sua filha £nica, Mariana, de apenas 1 ano, estava esperando o pai com o uniforme da Equipe Petrobras Lubrax. No ano passado, o piloto dedicou a vit¢ria … filha, que s¢ tinha um mˆs de vida naquele momento. “A Mariana est  me dando cada vez mais sorte e fiquei muito feliz ao vˆ-la na chegada”, disse Jean.

Trajet¢ria
Jean Azevedo come‡ou a competir em 1988, participando de provas de motocross com o incentivo de Andr‚ Azevedo que, naquela ‚poca, realizava a primeira participa‡Æo de um brasileiro no Rally Paris-Dakar. Hoje, Jean acumula sete edi‡äes do Dakar e sua presen‡a em 2006 na prova j  est  confirmada. “Foi uma experiˆncia muito boa competir `em casa` com pilotos que s¢ tinha a oportunidade de correr no Dakar”, afirmou.

Em 2003, Jean sofreu um grave acidente no Rally dos Sertäes, quando bateu em uma porteira fechada no meio do percurso. O piloto realizou um ano de sessäes di rias de fisioterapia para ajudar na recupera‡Æo da lesÆo. “Este ano passei pelo mesmo local do acidente, s¢ que em sentido contr rio. Ainda bem que nÆo restou nenhum trauma”, disse Jean.

Em janeiro de 2005, Jean entrou para a hist¢ria do Rally Paris-Dakar vencendo uma etapa entre as 230 motos inscritas na competi‡Æo. “Para se ter uma id‚ia da conquista, foi como se ele tivesse ganhado um GP de F¢rmula1”, explicou Andr‚ Azevedo.

Publicidade