Publicidade

Principal nome do motociclismo cross country brasileiro na atualidade, o piloto paulista Jean Azevedo est  confirmado para a primeira etapa do Brasileiro de Rally Cross Country, o Baja Petr¢leo, que acontece entre os dias 25 e 27 de mar‡o, em Campos dos Goytacazes (RJ).

BicampeÆo da prova, ele quer aproveitar o bom momento, especialmente ap¢s ter vencido uma etapa do tradicional Paris-Dakar, para iniciar 2005 com o tricampeonato geral de motos no Baja Petr¢leo. A prova, que tem peso 2 no ranking nacional e ainda abre a Copa Baja 2005, reunir  os melhores pilotos e navegadores do Brasil, nas categorias carros, motos, quadriciclos e caminhäes.

“Sempre participo de uma competi‡Æo para ganhar e, mais uma vez, inicio a temporada bastante motivado. Gosto da regiÆo e a diversidade de terrenos ‚ uma das atra‡äes do Petr¢leo”, ressalta o piloto da equipe Petrobras Lubrax e que correr  com uma moto KTM 525. “Trata-se da primeira etapa do ano e nada melhor que come‡ar com o p‚ direito”, ressalta o representante de SÆo Jos‚ dos Campos e que no ano passado nÆo venceu apenas uma etapa do Brasileiro.

Com rela‡Æo aos advers rios, Jean Azevedo espera bastante trabalho. “A prova dever  reunir grandes nomes do esporte e vai requerer aten‡Æo especial. Espero repetir as performances das duas edi‡äes anteriores e tentar mais um p¢dio. Intensifiquei os treinos em mar‡o, depois de merecidas f‚rias em fevereiro, mas estarei pronto para a estr‚ia na temporada”, encerra. Entre os advers rios confirmados estÆo as feras Jos‚ H‚lio, Fabr¡cio Marchesi, Thiago Fantozzi e Dimas Matos.

Publicidade

A categoria motos tem novidades em 2005. Como Brasil far  parte do calend rio mundial, todas as competi‡äes foram ajustadas pelo novo regulamento da Federa‡Æo Internacional de Motociclismo (FIM). Assim sendo, a mudan‡a ‚ a volta da categoria Marathon, aumentando o n£mero de categorias e possibilitando a participa‡Æo de mais pilotos.

A programa‡Æo da prova ‚ a seguinte: s bado, pr¢logo Super Prime na pista montada ao lado do Hipermercado Sendas. O percurso ter  2600 metros, sendo que o tempo para a ordem de largada ser  o da primeira volta de cada competidor. · noite, a partir das 22 horas, ser  acontecer  a largada promocional, obrigat¢ria a todos os inscritos, na Pelinca; domingo, ser  um especial de 210 km, dividida em duas voltas de 105 km, com 80 km de trecho cronometrado (especial) em cada uma delas. A novidade desde ano ‚ um pit stop de 20 minutos entre as voltas. Nos boxes, cada equipe poder  ter apenas trˆs mecƒnicos, tornando a disputa mais equilibrada e emocionante.