Publicidade

Jean Azevedo embarca para "mini Dakar" no Chile

O piloto Jean Azevedo embarca sexta-feira, dia 18, para uma bateria de treinos no deserto do Atacama, no Chile. Em seis dias de treinamento, o brasileiro vai percorrer mais de 2.500 quil“metros por terrenos que se assemelham aos encontrados na µfrica. Em um circuito di rio de 460 quil“metros pelo deserto mais seco do mundo, o piloto da equipe Petrobras Lubrax poder  simular as condi‡äes encontradas no sul do Marrocos e na Mauritƒnia. “ uma mistura de pedras e de dunas de areia muito fina”, diz Jean, que j  treinou na regiÆo em 2003. “Ser  um mini Dakar”, compara o piloto pentacampeÆo brasileiro de Rally Cross-Country.

Jean, £nico brasileiro a faturar uma etapa entre as motos no Dakar, vai treinar ao lado do bicampeÆo mundial da categoria 450 cc, o chileno Carlo de Gavardo, terceiro colocado no Dakar 2001 e quarto na edi‡Æo seguinte. A estrutura do treinamento envolve uma equipe de 12 pessoas e dois caminhäes de apoio com motores, pe‡as e pneus sobressalentes. A compara‡Æo com o Dakar tamb‚m se deve ao fato dos pilotos passarem uma semana dormindo em barracas no deserto. Cada piloto e cada mecƒnico terÆo suas barracas, e ainda haver  uma tenda central de 50 metros quadrados com geradores el‚tricos para abastecer o forno e a geladeira.

O treino acontece de 19 a 24 de novembro em um circuito tra‡ado pela equipe de apoio do chileno a 40 quil“metros de Copiapo. A cidade de 100 mil habitantes, capital da regiÆo de Atacama, dista 801 quil“metros de Santiago.

Publicidade

A Equipe Petrobras Lubrax tem patroc¡nio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Mercedes-Benz Caminhäes, Mercedes Seguros, Controlsat Rastreamento de Frotas, Eurofarma, Planac Inform tica, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco Am‚rica Latina, Artfix, TAM Viagens, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promo‡äes.