Publicidade

Jean Azevedo, da equipe Petrobras Lubrax, venceu a etapa de hoje do Paris-Dakar, entre Ghadames e Ghat na L¡bia, na categoria Production; na classifica‡Æo geral ele terminou em 9o lugar, posi‡Æo bem melhor que a 17a conquistada ontem.

Com o bom resultado, Jean voltoua assumir a lideran‡a na categoria nos tempos acumulados e continua em 7o na geral desde a largada, dia 1o de janeiro em Marselha, na Fran‡a.

A etapa de hoje foi uma das mais longas do Dakar 2003, com 691 quil“metros no total, sendo 584 cronometrados. Os competidores enfrentaram todos os tipos de terreno, com muita areia, dunas, terra e pedras. “Como fui mal ontem, hoje larguei atr s. Os primeiros 100 quil“metros foram perdidos porque havia muita poeira. A m‚dia era de 50 quil“metros por hora. Depois, quando a distƒncia entre os pilotos ¡a aumentando, eu consegui aumentar o ritmo”, contou Jean.

A performance do brasileiro est  acima das expectativas, j  que ele espera terminar o Dakar entre os 10 primeiros na geral e garantir o bicampeonato na categoria Production. Jean chegou a ser chamado de “her¢i” no release da assessoria de imprensa da organiza‡Æo que ‚ distribu¡do para o mundo inteiro quando ele foi vice-campeÆo da etapa entre Tunis e Tozeur, no domingo.

Publicidade

Para complicar ainda mais a vida dos pilotos, na chegada a Ghateles nÆo podem contar com a ajuda dos mecƒnicos. A etapa foi a primeira parte do trecho Maratona, onde cada um tem que cuidar do pr¢prio equipamento. Os mecƒnicos que viajam nos ve¡culos de assistˆncia, como o Geraldo Lima, seguiram direto para Sabha. Eles nÆo terÆo trabalho esta noite, mas em contrapartida vÆo rodar cerca de 1.500 quil“metros no total desde a sa¡da de Ghadames, nesta manhÆ.

“Hoje, por exemplo, eu mesmo vou ter que fazer a manuten‡Æo na moto. S¢ vou precisar trocar a roda traseira para sair com pneu novo na etapa de amanhÆ, que ser  a mais longa do Dakar 2003, com 727 quil“metros”, contou Jean Azevedo, que corre com uma moto KTM 660.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patroc¡nio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Sat‚lite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Inform tica, Nera Telecomunica‡äes, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promo‡äes, Vista Cria‡äes Gr ficas, Adventure Gears, Kodak Professional e Mercedes-Benz Caminhäes.