Publicidade

Foram 10 vit¢rias, dois segundos lugares, nove pole positions e 11 voltas mais r pidas, para que JoÆo Paulo Oliveira conquistasse com a antecipa‡Æo de quatro corridas o competitivo Campeonato AlemÆo de F¢rmula 3.

Neste domingo, o paulista de 22 anos faturou a 12¦ etapa do certame germƒnico, disputada no circuito A1 Ring, na µustria, largando da pole position e ainda estabelecendo a volta mais r pida. “Eu tenho que atribuir esta conquista a minha for‡a de vontade e dedica‡Æo que sempre tive, e a motiva‡Æo que nunca me deixou abater em uma caminhada tÆo dura, desde que vim para a Europa”, declarou o brasileiro, que anteriormente tinha sido CampeÆo Sul-Americano de F¢rmula 3 Light em 1999, e vice-campeÆo na categoria “A” mp ano seguinte.

Muito cumprimentado por ter vencido o Campeonato que revelou para a F¢rmula 1 pilotos como Michael Schumacher (90), Pedro Lamy (92), Norberto Fontana (95), Jarno trulli (96) e Nick Heidfeld (97), entre outros, JoÆo Paulo acha que agora muitas portas podem se abrir para a sua carreira. “Fazer uma temporada com tanto sucesso, ‚ mais do que suficiente para ser analisado pelas pessoas que estÆo dentro da F¢rmula 1”, espera o brasileiro, que deu muitas entrevistas na µustria, em alemÆo, inglˆs, italiano e at‚ em portuguˆs. “Tomo as minhas decisäes sozinho, e espero que apare‡am boas oportunidades para o futuro”, acredita “JP”, como ‚ chamado pelos seus mecƒnicos da equipe belga JB Motorsport.

A 12¦ etapa nÆo foi f cil para JoÆo Paulo. Na largada, o piloto perdeu um pouco de tempo e chegou na primeira curva com o austr¡aco Hannes Neuhauser ao seu lado. Como estava por for a, o brasileiro permitiu a ultrapassagem e caiu para terceiro. Na quarta volta j  ultrapassou o vice-l¡der do certame, o alemÆo Sven Barth, e partiu em busca na lideran‡a. Na 10¦ passagem foi a vez de Neuhauser nÆo resistir ao ataque de “JP”. Uma vez na frente, o paulista aumentou o seu ritmo, para estabelecer a volta mais r pida na 15¦ passagem, com a marca de 1min28s756 (m‚dia hor ria de 175,181 km/h), e ainda abrir 4s224 na dianteira. Ap¢s a bandeirada, foi muito saudado pelas equipes concorrentes, que se posicionaram na frente do p¢dio para cumprimentar o campeÆo, que deu muitos socos no ar. “Hoje eu posso falar que foi um ano em que posso dar muitos socos no ar, mostrando que venci com garra e for‡a de vontade, sem ter uma estrutura muito forte. Estou muito orgulhoso de tudo o que conquistei”, falou JoÆo Paulo logo que desceu do seu 12§ p¢dio na temporada.

Publicidade

A pen£ltima rodada dupla do Campeonato AlemÆo de F¢rmula 3 ser  disputada nos dias 20 e 21 de setembro, novamente em A1 Ring. “Quero vencer novamente. Vou para as quatro £ltimas corridas com o mesmo entusiasmo. Sei que na pr¢xima corrida j  esqueceram que fui campeÆo. Vou continuar provando a cada treino e a cada corrida, o meu valor”, encerrou o brasileiro que est  fazendo mais sucesso na temporada do automobilismo internacional.