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Foto: Pneuzinho fino, mas piloto grosso!

Foto: Pneuzinho fino, mas piloto grosso!

Tite gostaria de saber at‚ que ponto um pneu mais touring limita a pilotagem de uma esportiva em curvas?. Tenho um amigo que possui uma SRAD 750 e ele acredita que nÆo consegue fazer curvas tocando o joelho no chÆo por causa dos pneus que a moto tem (sÆo os Pilot Road 1), ele acredita que quando colocar pneus mais esportivos ir  conseguir. Vejo ele pilotando pendurado na moto, com o joelho a poucos cent¡metros do chÆo, mas ele diz ser o m ximo que consegue inclinar com esses pneus.
Fabio – SÆo Paulo, SP

R: F bio. Olhe bem a foto acima e repare que o piloto (eu mesmo) est  raspando o joelho no chÆo em uma curva de Interlagos com uma Honda CG 150 Sport, cujo pneu ‚ muito mais fino e touring do que o pneu da Srad 750. Acho que o problema est  no seu amigo e nÆo no pneu dele. Antes que ele acabe raspando o joelho juntamente com cotovelo, coxa, peito e queixo indique o meu curso de pilotagem SpeedMaster que j  cansei de divulgar aqui mesmo no Motonline. Veja o link abaixo.

àleo
Tite, estive lendo sua mat‚ria sobre ¢leo. Tenho uma XT600 2002 e pelo que sei vocˆ tˆm uma DR650 que tˆm mecƒnica parecida. Existe algum problema em se usar ¢leo sint‚tico na minha moto ? Sigo o que diz o manual e uso ¢leo 20W50 SL mineral.
Rog‚rio T•foli- SP – SP
Tite estou com uma duvida sobre qual a Quilometragem necessaria para troca de ¢leo da GS 500 (2003) (para quem anda normalmente), nÆo estou com manual ainda, e a muita informa‡Æo controv‚rsia em mecƒnicos, Foruns, comunidades de orkut e amigos.
Rodrigo – garibaldi RS

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R: F¢foli, por acaso vc j  ouviu falar ou leu algo relativo a uma certa mat‚ria sobre ¢leos escrita pelo grande especialista Geraldo Tite Simäes? Se nunca viu nada a respeito, dˆ uma busca em um artigo entitulado “Sangue Bom”. Rodrigo, como eu tb nÆo tenho um manual da GS 500 aqui sugiro que vc procure a informa‡Æo em uma concession ria e nÆo dˆ ouvidos a esse bando de palpiteiro!

Corrente
Ol  Tite. J  que se falou em lubrifica‡Æo de corrente, lembrei que uma vez um mecƒnico me disse que ap¢s a lavagem e limpeza da corrente da moto com querosene se deveria pingar uma gota de ¢leo (90, de preferˆncia) em cada elo da corrente, e depois passar ou graxa, ou ¢leo ou o lubrificante que o dono preferisse. Isso ‚ necess rio ou apenas o spray X do fabricante Y que nÆo anuncia no Motonline ‚ suficiente para garantir a lubrifica‡Æo dos o-rings internos que, segundo ele, as correntes de moto de maior cilindrada tˆm ?
Marco – Botucatu, SP

R: Cebolinha! Putz pingar uma gota de ¢leo 90 em cada ela vai demorar pra caramba! Pode usar um pincel que ‚ mais r pido. Seguinte, use APENAS o ¢leo 90 l¡quido ou em spray e nada mais.

Feliz
Quero apenas registrar a minha ¢tima experiencia que tive numa viajem que fiz: Foram 5000km de SC a MT e voltando a SC com minha YBR e realmente a moto nÆo apresentou problemas e nem me maltratou muito. No trecho mais longo rodei 1760km sem parada pra dormir, apenas abastecimento e pequenas refei‡äes! Sim, o risco valeu a aventura! Ah, a moto esta como se fosse nova, nÆo fundiu o motor nÆo. A todos que sonham em por suas motocas na estrada deixo um grande incentivo, nÆo irÆo se arepender! Eu acho.
Douglas – SÆo Bento

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R; Puxa, ficamos felizes por vocˆ.

Objetivas
Tite, 2 perguntas objetivas: 1) Possuo uma Suzuki SRAD 750, 06/06, que tem as seguintes especifica‡äes: Potencia m xima em 12.800 RPM; Torque m ximo em 10.800 RPM; Faixa vermelha do conta-giros iniciando em 14.000 RPM; Corte de rota‡Æo em 15.000 RPM; Supondo-se que eu estivesse em uma reta disputando corrida com outra moto qualquer, pergunto: Em que rota‡Æo eu devo trocar as marchas para obter o m ximo de velocidade da moto para ficar na frente da outra moto? Troco na rota‡Æo de potˆncia m xima, ou se levar o motor at‚ a faixa vermelha para trocar de marcha, ganho vantagem ainda? 2) Durante os anos 70 e 80 a Yamaha s¢ produziu motos 2T no Brasil, ao passo que a Honda s¢ produziu as 4T. Especula-se de um acordo entre as duas f bricas e o governo brasileiro. O que ‚ verdade nisso?
Luis – Florian¢polis – SC

R: 1) Deve trocar a marcha na faixa de POTÒNCIA m xima, ou seja, 12.800. 2) Esse acordo nÆo existiu, foi um vacilo da diretoria da Yamaha que apostou demais no dois tempos. Quando desistiu j  era tarde.

Dois tempos
Tite, Os motores 2 tempos das motos, normalmente sÆo refrigerados a ar e para isso elas precisam estar em movimento para nÆo super-aquecer, certo? No meu trabalho estive observando aquelas m quinas costais de cortar grama que tamb‚m usam motores dois tempos, no entanto, elas nÆo super-aquecem. Porque as motos aquecem tanto e essas m quinas nÆo?
Anderson – Rio de Janeiro-RJ

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R: Maomenos, Anderson, porque tem muito motor 2T arrefecido a l¡quido. E tb muito motor 4T arrefecido a ar. Todo motor arrefecido a ar ‚ preparado para funcionar parado, por isso ele tem aletas que trocam calor com o meio. Aqueles motorzinhos de cortador de grama funcionam em uma faixa de rota‡Æo menor, assim como os das moto-serras. Al‚m disso o motor de moto tem muito mais potˆncia e torque, o que geram mais calor.

Pretinha
Tite. T“ pensando em comprar uma Fazer 250, aquela Limited Edition, toda preta, bem bonita e muito apreciada pelos metaleiros, como eu. Queria saber se daqui a 3 ou 4 anos o pre‡o da revenda pode ser superior ao das Fazers normais, “ilimited edition”(!), justamente por ser uma moto – um pouco – diferente. E entÆo, faz diferen‡a ou nÆo?
Marco – Campo Grande, MS

R: â MarcÆo, vc acha que eu jogo b£zios, tar“, leio mÆo essas coisas? Como vou saber o que vai rolar daqui 3 ou 4 anos?

Botinha
Estou precisando desesperadamente de uma bota imperme vel, pois nÆo aguento mais molhar os p‚s quando pegou chuva na estrada. S¢ que tem dois problemas. O n§ do p‚ ‚ pequeno, cal‡o 34, e infelizmente quem fabrica botas deve pensar que mulher nÆo anda de moto, pois j  revirei a net e j  liguei em v rios lugares e ninguem tem bota desse tamanho. Os fabricantes nÆo sabem o nicho de mercado que eles podem explorar. NÆo achei bota que me servisse nem no salÆo este ano.
Josy – Rio Claro – SP

R: Putz, Josy, vc ter  de pesquisar em lojas especializadas em produtos infantis. Existem galochas at‚ com desenhos de Mickey ou D lmatas. Para encontrar botas espec¡ficas de moto tamanho 34 vc poderia pesquisar nas lojas especializadas em motocross porque existe a categoria junior e feminina para pilotos de 10 a 14 anos.

Comet
Tite, Li seu teste sobre a Comet Phase-2 e diz no final da reportagem que “com pequenos ajustes” a Comet pode incomodar muita 500 que anda por ai. ai bateu a curiosidade! Que ajustes sÆo necess rios pra esse feito ocorrer? Pergunto pois j  tive a alegria de possuir uma GS-500 ano 2000, do tempo do guidÆo bi-partido, sinto saudades dessa moto. mas se posso ter uma 250cc com desempenho semelhante, e esquecendo um pouco o fator dinheiro. vale a pena ou ‚ botar dinheiro no lixo!? E o consumo como fica?
Luis – Rio Grande – RS

R: Pois ‚, se fosse pra contar esse segredinhos teria publicado naquela ocasiÆo! NÆo gosto de dar esse tipo de receita porque nego vai l , prepara, estoura o motor e depois vem pra cima de mim me culpar!