Publicidade

 

Após quatro vice-campeonatos, capixaba conquista pela primeira vez título da competição

Após quatro vice-campeonatos, capixaba conquista pela primeira vez título da competição

O capixaba Jomar Grecco venceu neste sábado (7) a 31ª edição do Enduro da Independência. Depois de bater na trave com quatro vice-campeonatos (2008, 2009, 2010, 2012), o piloto de Pedra Azul (ES) finalmente levou o título da mais tradicional prova de regularidade do Brasil.

O vencedor do último dia foi Mario Vignate

O vencedor do último dia foi Mario Vignate

Publicidade

Em 2013, o evento reuniu mais de 400 pilotos e contou com um percurso total 821 quilômetros. O trajeto foi baseado na Rota Imperial, caminho utilizado por Dom Pedro II em viagens ao interior do país, e saiu de Vitória (ES), passou por Venda Nova do Imigrante (ES), Manhuaçu (MG), Viçosa (MG) até chegar na histórica cidade de Ouro Preto (MG).

Aos 37 anos e piloto da categoria Master, Jomar terminou em primeiro dois dos quatro dias de competição e obteve um segundo e terceiro nos demais, totalizando 176 pontos. “É um sonho realizado, que venho tentando há oito anos. É meu primeiro grande título da carreira. Demorou um pouco, mas sabia que esse dia ia chegar. Neste ano, tivemos uma prova diferenciada, com vários tipos de terreno. Passamos por pisos secos, chuva, neblina e poeira. Fiz um bom trabalho com ajuda de toda a minha equipe. Nos primeiros dias, a disputa estava bem apertada, porém depois consegui abrir uma boa vantagem e administrei no final”, destaca.

O curitibano Emerson Loth ficou em segundo na classificação final

O curitibano Emerson Loth ficou em segundo na classificação final

A segunda colocação na classificação geral ficou com o curitibano Emerson Loth, o Bombadinho, com 138 pontos. O também capixaba Carlos Minet foi o terceiro, com 133, seguido do mineiro Dário Júlio, com 128. O paulista Eduardo Shiga, com 121 pontos, completou os cinco primeiros na classificação geral da Master.

Publicidade

O último dia do Enduro da Independência foi marcado pelo percurso mais curto, de 168 quilômetros, saindo de Viçosa (MG) com destino final a Ouro Preto (MG). A prova passou em Porto Firme, Piranga e Lavras Novas, além de trilhas clássicas como Gasoduto e Represa do Custódio. A vitória do dia ficou com Mario Vignate, de Santo Antônio do Monte (MG).

Ao todo, a competição tem 12 categorias: Master, Sênior, Over 40, Over 45, Over 50, Junior, Dupla Graduado, Over 55, Feminino, Novato e Dupla Estreante. A Vintage foi realizada apenas no último dia da competição.

Resultados extraoficiais do 4º dia – Máster
1º #19 Mário Vignate
2º #11 Sandro Hoffmann
3º #1 Jomar Grecco
4º #27 Dário Júlio
5º #5 Guilherme Cascaes

Roteiro da edição2013

Publicidade
Roteiro do Enduro da Independência 2013

Roteiro do Enduro da Independência 2013

O Enduro da Independência 2013 teve patrocínio da Honda, Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Ipiranga, Instituto Rota Imperial, Microcity, ASW, Prefeitura Municipal de Vitória, Cervejaria Backer e Plena Alimentos. Apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa, Prefeitura Municipal de Manhuaçu, Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante e Motostreet.

Galeria de fotos

Leia mais sobre o Enduro da Independência 2013:

Terceiro dia

Segundo dia

Primeiro dia